O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou na quarta-feira (18) a aprovação no Congresso do projeto que regulamenta a reforma tributária. Ele chamou o processo de “marco histórico, conquista coletiva e fruto de diálogo”. Após as cirurgias na semana passada, o petista acompanhou a votação do projeto na casa em São Paulo, onde ele se recupera.
“Após 40 anos de discussões, conseguimos construir e aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais simples, eficiente, justo e transparente. É um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos, fomentar a competitividade do setor produtivo e reduzir as desigualdades sociais e regionais” escreveu Lula nas redes sociais.
A declaração ocorreu em meio a mais um dia de alta do dólar. O câmbio comercial atingiu R$ 6,17 nesta quarta, mesmo com as medidas de intervenção do Banco Central. O presidente também destacou a parceria com o Congresso enquanto o governo federal aguarda a votação do pacote de corte de gastos.
“Esta é uma conquista coletiva, fruto de diálogo, cooperação e compromisso entre diferentes setores da sociedade, do Poder Executivo e do Congresso Nacional e que posiciona o país em um caminho mais próspero e sustentável”, escreveu o presidente.
CBN