Cidade

Fiscalização e promotoria alertam população sobre queimadas

Fiscalização e promotoria alertam população sobre queimadas

O período seco concentra a maioria dos incêndios e requer atenção especial. Devido à baixa umidade relativa e ao período de poucas chuvas, a Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o Ministério Público do Estado de São Paulo emitiram um alarme de incêndio, principalmente em terrenos particulares.

A Lei Municipal nº. A Portaria 21.825/2023 (artigo 8º) estabelece que é proibido o uso do fogo como meio de limpeza de vegetação, resíduos ou quaisquer detritos e objetos nos imóveis construídos e não construídos.

A lei pune proprietários dos terrenos em que forem denunciados por incêndios. A multa por flagrante é de R$ 10,48 por metro quadrado. O munícipe tem 15 dias para recorrer. Após esse prazo, o valor da multa é enviado para a dívida ativa do município. Desde o início do ano, foram registradas 10 multas após incêndios em terrenos privados.

Os incêndios descontrolados que afetam todas as formas de vegetação, terrenos, matas ou matas danificam a floresta, causam mortes de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, reduzem a fertilidade do solo e representam risco de queimaduras, acidentes com vítimas e problemas de saúde na população.

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Tibério Penela, mais atenção e cuidado deveriam ser demonstrados.

“A população deve denunciar os incêndios em terrenos. O fiscal vai ao local analisar a situação. A intenção não é aplicar multas, mas alertar os proprietários para manterem seus terrenos limpos, evitando problema”, afirmou.

O promotor, Flávio Okamoto, enfatiza a importância da participação pública na prevenção de incêndios.

“Contamos com o apoio da população de São Carlos para manter seus terrenos bem limpos, não jogar lixo no chão e denunciar à Fiscalização Municipal qualquer local onde haja lixo ou grama alta. Os incêndios em áreas urbanas quase sempre são iniciados por lixo ou grama alta. A denúncia de incêndio pode ser feita pelo link https://cidao.saocarlos.sp.gov.br/servicos/ouvidoria/municipe/ ou pelos telefones 3362-1080 ou 0800-770-1552.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Quase canonizado, Carlo Acutis tem parte do corpo em igreja de SP

A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…

22 minutos atrás

Prefeito do RJ indica que Lady Gaga fará show gratuito na orla de Copacabana em 2025

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…

43 minutos atrás

Golpe Virtual em São Carlos: Empresário Perde R$ 6.100 Após Atualização de Dados Bancários

Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…

49 minutos atrás

Canil Municipal vai realizar em 7 de dezembro a última feira do ano para adoção de pets

O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…

2 horas atrás

16.188 casos positivos de dengue são registrados em 2024

Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…

2 horas atrás

São Carlos participa da Reatech Brasil 2024

Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participaram na quinta-feira (21/11),…

2 horas atrás

Este site faz uso de cookies.