O ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, que foi derrotado nas últimas eleições, anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições de 2026. A decisão promete mexer com o cenário político local, mas também trouxe à tona uma reviravolta envolvendo alianças e acordos.
De acordo com informações de bastidores, Newton Lima teria firmado um acordo com o vereador Djalma Nery do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), para que Psolista retirasse sua pré-candidatura a prefeito, para apoiar o petista ao executivo de São Carlos, na contrapartida, Newton apoiaria o vereador em uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa de São Paulo. No entanto, o suposto compromisso estaria condicionado à vitória de Newton nas eleições municipais, o que não aconteceu. Com a derrota, parece que o acordo não foi mantido, (mantido somente do lado do Djalma, que retirou sua pré-candidatura a prefeito), gerando especulações sobre possíveis atritos entre lideranças da esquerda na região.
Em entrevista recente, Newton Lima afirmou que conta com o apoio de grande parte dos partidos de esquerda para sua candidatura. Contudo, a falta de diálogo com aliados que o apoiaram para prefeito pode gerar resistências e sentimentos de traição entre lideranças locais.
Outro fator que promete aquecer o debate é a possibilidade de Lobbe Neto, ex-deputado pelo PSDB, também se lançar candidato. Lobbe anunciou que está de saída do partido, mas se mostrou disposto a disputar novamente caso haja uma união de forças. Ele ressaltou que foi o último representante de São Carlos tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa.
Com esses desdobramentos, o cenário político de São Carlos promete ser intenso nos próximos anos, com alianças sendo revistas e novos desafios para as lideranças locais.