Na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de novembro, a maioria dos parlamentares da Câmara Municipal de São Carlos aprovou a nova estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de São Carlos. 17 vereadores votaram favoráveis e 3 contrários.
A nova estrutura administrativa traz a organização da gestão municipal. Entre as principais alterações, o gabinete do prefeito passará a contar com cinco assessores e um chefe de gabinete, buscando fortalecer a assessoria direta ao chefe do executivo.
Um dos destaques é a mudança na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que será substituída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal.
Foi criada a Secretaria Municipal de Transparência e Cidade Inteligente, que congrega a as áreas de Transparência, Comunicação e Cidade Inteligente. Também foi criada a Secretaria de Cultura e Turismo. A Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria de Administração Regional foram fundidas na Secretaria da Conservação e Qualidade Urbana. A Secretaria de Meio Ambiente transformou-se em Secretaria do Clima e Meio Ambiente.
As Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Trabalho, Emprego e Renda foram fundidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
As Secretarias de Transporte e Trânsito e Segurança Pública foram unificadas na Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
A Secretaria de Assistência Social transformou-se em Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Além disso, foi criada a Secretaria da Família.
As Secretarias de Obras Públicas, Habitação e Desenvolvimento Urbano foram fundidas na Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura. Além disso, foi criada a Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária.
As Secretarias de Educação e Saúde permanecem, assim como a de Esportes, Infância e Juventude, Gestão de Pessoas, Relações Institucionais e Pessoa com Deficiência, que também cuidará dos paradesportos. A Secretaria de Governo foi transformada em Secretaria de Gestão Pública e Integração Governamental. Também foi criada a Secretaria Municipal da Justiça.
As Secretarias de Fazenda e de Receitas e Rendas foram unificadas dentro da Secretaria da Fazenda.
As Secretarias de Transporte e Trânsito e Segurança Pública foram unificadas na Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
A aprovação da nova estrutura administrativa representa uma reformulação significativa na gestão municipal, com o objetivo de melhorar os serviços públicos e dar maior eficiência ao funcionamento da Prefeitura.