X: Elon Musk anuncia final de operação no Brasil, cita ministro Alexandre de Moraes e demissão da equipe

ELON
Getty Images

O X, antigo Twitter, anunciou o fim de suas operações no Brasil neste sábado (17). A empresa afirma que o motivo da decisão partiu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar “nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura”.

Em nota, o X diz que, apesar de “inúmeros recursos ao Supremo Tribunal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”.

A companhia também divulgou ainda um Peticionamento Eletrônico (PET), cujo relator é Moraes. No documento, é comunicada a instauração de inquérito policial para apurar a prática “de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e de incitação ao crime”.

O documento cita que o X foi comunicado às 9h40 de 12/08/2024, mas não atendeu à decisão judicial. Contatos com representantes legais da empresa no Brasil não teriam sido atendidos, tampouco a construção “de um canal de comunicação/intermediação” com eles.

“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato”, diz o X em sua conta de assuntos internacionais. A empresa afirma que a rede social segue disponível no Brasil, mas não determina um prazo para o encerramento da disponibilização.

Na noite de ontem (16), Musk publicou em seu perfil da rede social que as recentes exigências de governos, divulgadas pela empresa, “violam as leis brasileiras, argentinas e norte-americanas”.

Fonte: Tecmundo