Saúde

Vacina contra dengue segue disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos

Vacina contra dengue segue disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos

Vacinação ocorre em todos os postos de saúde; esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas

A Prefeitura de Araraquara reforça que a vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todos os postos de saúde do município. Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto. O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e também é realizada na unidade do Sesa, das 8h às 15h, durante a semana. Crianças e adolescentes que já tiveram dengue devem aguardar seis meses antes de iniciar a imunização.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, Araraquara não ampliará a faixa etária de vacinação contra a dengue neste momento, uma vez que a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses com validade próxima no estoque, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Fabiana Araújo. “O município não se enquadra na determinação federal, pois não possui vacinas com validade iminente, o que impede a adoção da nova estratégia, criada para evitar o desperdício de doses”, diz.

De acordo com recomendação do Governo Federal, a partir de agora, as vacinas com prazo de validade de dois meses poderão ser aplicadas em um público-alvo ampliado, englobando pessoas de 6 a 16 anos. Para as doses com apenas um mês de validade restante, a aplicação poderá ser expandida ainda mais, alcançando pessoas entre 4 e 59 anos.

“Porém, neste momento, a validade mais curta das doses disponíveis no estoque do município é 24 de julho de 2025. Com isso, Araraquara continua seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, mantendo a vacinação restrita à faixa etária de 10 a 14 anos, conforme estabelecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, pontua a gerente.

“Mesmo com a baixa procura, nosso município nunca inutilizou vacinas contra a dengue por validade vencida. As doses são rigorosamente monitoradas para garantir sua aplicação dentro do prazo adequado, assegurando que a população continue sendo protegida sem desperdícios”, conta Fabiana.

Até o momento, a imunização contra a dengue atingiu 5,74% do público-alvo no município, ou seja, 801 crianças e adolescentes completaram o esquema vacinal. Em relação à primeira dose, já foram aplicadas 2.490 vacinas, o que corresponde a uma cobertura de 17,83%.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Homem ateia fogo na própria residência

Na tarde desta segunda-feira, um incidente mobilizou moradores da Rua Armando Biason, no Abdelnur. Um…

13 minutos atrás

ECONOROESTE informa o cronograma de intervenções, no período de 24/02 a 27/02/2025

A EcoNoroeste informa o cronograma, no período de 24/02 a 27/02/2025, de obras, intervenções, manutenções…

52 minutos atrás

Jockey Clube: Vereador Elton Carvalho comemora conclusão da reforma das USFs do Jockey Club e Jardim Guanabara

O vereador Elton Carvalho (Partido Republicano) participou da reinauguração das Unidades de Saúde da Família…

58 minutos atrás

Nova via estratégica promete melhorar Mobilidade Urbana em São Carlos

secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura de São Carlos, João Muller, revelou detalhes…

2 horas atrás

Homem é detido com simulacro de arma de fogo em São Carlos

No domingo (23), policiais militares de São Carlos receberam informações de moradores sobre um indivíduo…

3 horas atrás

Vagões de Trem são desengatados propositalmente, denúncia Rumo

No último sábado (22), funcionários da Rumo Logística denunciaram à Polícia Civil um ato de…

3 horas atrás

Este site faz uso de cookies.