A ampliação da faixa etária somente foi permitida para os municípios que possuem imunizantes próximo do vencimento
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que em São Carlos a vacina contra dengue permanece sendo aplicada somente em crianças e adolescentes na faixa etária dos 10 a 14 anos, uma vez que a expansão do público-alvo deve considerar o prazo de vencimento do imunizante.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde esclarece que o Ministério da Saúde autorizou, em caráter temporário, a ampliação da faixa etária somente para os municípios com vacinas com prazo de validade curto. Para os municípios com doses com validade até dois meses foi permitido ampliar a faixa etária contemplando pessoas de 6 a 16 anos de idade e para os municípios com vacinas com validade em até um mês, a vacinação pode ser ampliada até o limite etário especificado na bula do imunizante, abrangendo a faixa etária para 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade. São Carlos não se enquadra em nenhum desses casos, já que as doses que recebemos só vencem em julho, portanto continuamos priorizando o atendimento de 10 a 14 anos”, explicou a diretora.
O Ministério também considerou a expansão do público-alvo a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. O órgão deve ser devidamente informado pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação. Além disso, todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.
De acordo com a Vigilância em Saúde em São Carlos a procura permanece baixa, sendo registrados também muitos faltosos para a segunda dose. Desde o início da vacinação, em 16 de junho de 2024, apenas 17,75% do público alvo recebeu a primeira dose do imunizante e desses somente 5,67% retornou para receber a segunda dose. O público estimado é de 14.344 pessoas.
Até o momento foram aplicadas 3.361 doses, sendo 2.547 referentes a primeira dose e 814 referentes a segunda dose. Em crianças de 10 anos foram aplicadas 866 doses (687 doses referentes a 1ª aplicação e 179 referentes a segunda dose); 926 em crianças de 11 anos (668 doses referentes a 1ª aplicação e 258 referentes a segunda dose); 580 em adolescentes de 12 anos (425 doses referentes a 1ª aplicação e 155 referentes a segunda dose); 526 em adolescentes de 13 anos (404 doses referentes a 1ª aplicação e 122 referentes a segunda dose) e 463 em adolescentes de 14 anos (363 doses referentes a 1ª aplicação e 100 referentes a segunda dose).
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
Em 2025 já foram registradas em São Carlos 2.168 notificações para Dengue, com 718 casos descartados e 569 casos positivos, 881 ainda aguardam resultado de exame. O sorotipo prevalente na cidade é o Denv 2.
A vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção da UBS da Vila São José, que passa por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
madrugada deste domingo (23), um homem foi encontrado morto na Rodovia Washington Luís, em São…
Na tarde deste domingo (23), por volta das 15h03, um homem de 31 anos, identificado…
tarde deste domingo, um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro ocorreu na Avenida São…
Um novo Projeto de Lei (PL 78/25) em tramitação na Câmara dos Deputados propõe alterar…
Neste domingo, um acidente de trânsito assustou moradores na rua Princesa Isabel. Um Renault, ao…
O estado de São Paulo enfrenta uma situação alarmante no combate à dengue. Dados recentes…
Este site faz uso de cookies.