A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está na 12ª posição do Ranking Universitário Folha (RUF), que classifica 203 universidades brasileiras. A partir de pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e de informações levantadas em diferentes bases de dados, o RUF avalia cinco indicadores: pesquisa, ensino, internacionalização, inovação e mercado. Juntos, esses indicadores compõem a nota geral de cada universidade avaliada. Em 2024, a UFSCar obteve 89,0 pontos.
No Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo, 10 cursos da UFSCar aparecem entre os destaques da edição 2024: Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Letras, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina e Psicologia. Dos 62 cursos da Universidade classificados pelo guia, 32 ganharam a nota máxima, 5 estrelas. A composição da nota leva em consideração a avaliação do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura de cada curso.
A Instituição se destaca também em rankings internacionais. Na edição mais recente do QS World University Rankings, publicado pela editora Quacquarelli Symonds em outubro de 2024, a UFSCar alcançou a 29ª posição entre as 437 instituições avaliadas na América Latina e no Caribe. Em 2023, a Universidade ocupou a 16ª posição no Latin America University Rankings, da revista inglesa Times Higher Education.
O desempenho da Instituição é reconhecido também pelo Ministério da Educação (MEC). A UFSCar alcançou a pontuação máxima, nota 5, no Conceito Institucional (CI) e no Índice Geral de Cursos (IGC) do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do MEC. As notas são atribuídas a partir de visitas às instituições de ensino e da avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas universidades.
Para a professora Larissa Araujo, da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados da Graduação (CAGDG), as informações geradas pelos sistemas institucionais da UFSCar corroboram a boa posição da UFSCar nas avaliações externas. A CAGDG tem estudado diferentes indicadores e tem observado uma “gradativa diminuição dos índices de evasão dos cursos, melhor aderência dos estudantes ao seu percurso formativo regular, maior conhecimento da comunidade de egressos e do seu impacto na sociedade.”
Criada em 2024, a Coordenadoria, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), tem como objetivo aprimorar a sistematização de indicadores produzidos pelos cursos de graduação e compartilhar essas informações com a comunidade. “Muitas informações já são geradas pelos sistemas, mas estão dispersas ou não tão evidentes. Nosso desafio é sistematizar todas elas, e disponibilizá-las de forma agregada para todos os cursos, agrupada por centros ou detalhadamente para cada curso”, explica a Coordenadora.
Um engavetamento envolvendo dois caminhões e dois carros foi registrado nesta quinta-feira, na região do…
No final da noite de quarta-feira, 13 de novembro, um caso de agressão foi registrado…
Segundo informações, o casal e uma vizinha estavam na frente da residência batendo um papo,…
Fabio Zanchin tomou posse na quarta-feira (13) para exercer o mandato de vereador, em função…
O Vaticano divulgou um projeto que vai mostrar a Basílica de São Pedro de um…
SAAE informa que houve furto de cabos elétricos nesta madrugada (por volta de 1h40) no…
Este site faz uso de cookies.