A tese intitulada “Produção e customização na construção volumétrica offsite: estudos de caso no Reino Unido”, defendida pela aluna de doutorado Tamiris Capellaro Ferreira no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar (PPGECiv) da UFSCar, sob orientação do professor José Carlos Paliari, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv), foi selecionada em primeiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações sobre o Ambiente Construído no Prêmio ANTAC Teses e Dissertações, na categoria 5 – Sistemas Prediais e Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos, em sua primeira edição. O Prêmio ANTAC de Teses e Dissertações visa premiar trabalhos realizados na temática do Ambiente Construído, com o intuito de valorizar as pesquisas de qualidade desenvolvida nesta temática central.
O tema central da tese consiste na relação entre as estratégias de customização e as características de produção, considerando a construção volumétrica offsite. “A construção volumétrica offsite possibilita a realização de uma maior quantidade de atividades na fábrica, reduzindo o tempo de obra no canteiro, como uma forma potencial de melhorar a eficiência da construção. Ao longo dos anos, a adoção da construção volumétrica offsite teve apenas aumentos marginais, devido, entre outros aspectos, às percepções negativas de muitos clientes, que se dão pelo alto grau de padronização necessário para reduzir os custos unitários na economia de escala”, explicou o Paliari.
Neste contexto, a consideração de como as características da produção utilizada por uma empresa de construção volumétrica offsite pode influenciar a customização é fundamental. Assim, é na relação entre as diferentes características da produção adotadas por empresas de construção volumétrica offsite e sua estratégia para oferta de customização que se situa a lacuna de pesquisa do trabalho.
A pesquisa traz importante contribuição para área do conhecimento da construção volumétrica offsite dos pontos de vista teórico e prático. Na prática, o modelo pode auxiliar não apenas as novas empresas a escolherem as estratégias de customização e de produção adequadas uma à outra, para serem competitivas no mercado, mas também empresas que estão em processos de transição entre estratégias de customização ou entre características da produção a entenderem quais são os requerimentos de projeto e de produção que aumentam suas chances de sucesso.
A aluna desenvolveu parte de seu doutorado na Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, oportunidade viabilizada por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da UFSCar (UFSCar/Print), dentro do tema prioritário Revolução nas Indústrias e Cidades: Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes, e contou com a coorientação de Patricia Tzortzopoulos.
A cerimônia de premiação ocorreu durante o XX Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – XX ENTAC 2024, realizado na cidade de Maceió (AL), entre os dias 9 e 11 de outubro de 2024.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cobrou na terça-feira (29) que os Estados Unidos…
Na terça-feira (29), um autônomo morador da Vila Marcelino, foi vítima de um golpe que…
Na noite da última terça-feira (29), a Polícia Militar foi acionada para lidar com uma…
Durante a sessão plenária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (29) foi aprovado por unanimidade…
Um acidente de moto deixou um motociclista ferido na manhã desta quarta-feira, Avenida Trabalhador São-carlense.
O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valerio Morillas Junior, esteve nesta semana…
Este site faz uso de cookies.