A Secretaria Municipal de Saúde informa que, no final da manhã desta quarta-feira (18/12), uma tentativa de suicídio foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prado.
Um paciente de 17 anos, acompanhado da mãe e encaminhado pelo Centro de Atenção Psicossocial – Infantil e Juvenil (CAPS-IJ), aguardava transferência para um leito psiquiátrico. Ele se encontrava calmo nas dependências da UPA, quando foi ao banheiro e, aparentemente, tentou se enfocar com o cadarço do calçado, amarrando-o na janela do banheiro.
Com a demora do filho em regressar do sanitário, a mãe solicitou ajuda da equipe da UPA, que acionou o Corpo de Bombeiros para extravio da porta trancada. Neste ínterim, servidores da UPA conseguiram entrar no toilette e constataram o adolescente desacordado. Ele sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e foi atendido de imediato pela equipe da UPA, sendo reanimado.
Após isto, o paciente foi transferido para o Hospital Universitário, onde, neste momento, encontra-se entubado.
Vale destacar que, desde a tarde de segunda-feira (16/12), a equipe da UPA estava solicitando vaga em leito psiquiátrico via sistema CROSS para o paciente nos hospitais referenciados da região, sendo que o Departamento Regional de Saúde (DRS III- Araraquara) estava ajudando na cobrança dos hospitais para aceite de vaga.