Política

“Tenho para mim que o Bolsonaro está por trás disso”, diz Haddad sobre crise do Pix

PABLO PORCIUNCULA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta-feira (17) que acredita no envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu partido, o PL, na disseminação de notícias falsas envolvendo uma suposta tributação sobre o Pix, que deflagrou uma grave crise no governo nos últimos dias.

Na última quarta-feira (15), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou e decidiu revogar uma norma da Receita Federal com mudanças no processo de monitoramento das movimentações financeiras.

A informação foi divulgada pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, após uma reunião com o próprio Lula. Na quinta-feira (16), o governo editou uma Medida Provisória (MP) que garantiu a não taxação do Pix.

“Às vezes, nós não estamos conseguindo informar, mas não é culpa da imprensa ou do governo. Mentira é que nem vírus. Você só produz a vacina depois de conhecer o vírus. Veja o que aconteceu nesta semana”, lamentou Haddad, em entrevista à CNN Brasil na tarde desta sexta-feira (17). 

“Tenho para mim que o Bolsonaro está um pouco por trás disso. O PL financiou o vídeo do Nikolas [Ferreira, deputado federal pelo PL de Minas Gerais]. O Duda Lima [ex-marqueteiro de Bolsonaro] foi quem fez a produção daquele vídeo”, disse o ministro da Fazenda.

“Eu penso que o Bolsonaro tem uma bronca da Receita Federal pelas questões conhecidas. A Receita descobriu o roubo das joias, abriu a investigação das rachadinhas e dos mais de 100 imóveis comprados pela família Bolsonaro sem uma notável fonte de renda”, prosseguiu Haddad. 

“Eles [os Bolsonaro] ficaram com lupa sobre os atos burocráticos da Receita, que são tomados há mais de 20 anos para o combate ao crime organizado, ao crime cibernético e à lavagem de dinheiro. Quiseram vender a tese de que a Receita, com os poucos funcionários que tem, vai fiscalizar o pequeno negócio. A Receita não tem quantidade de funcionários suficiente para o pequeno negócio. Os estados fazem isso e têm mais informações do que a Receita Federal”, completou o ministro.

Na entrevista, Haddad citou o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, seu antecessor na pasta, a quem atribuiu a real intenção de taxar o Pix.

“Quem defendia o imposto sobre Pix era o Guedes. Ele deu uma entrevista falando isso. O governo Lula não tem em seu programa nada disso”, afirmou Haddad.

InfoMoney

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Procon São Carlos divulga pesquisa de preços de materiais escolares

O Procon São Carlos divulgou nesta sexta-feira (17/01) o resultado da pesquisa de preços dos…

4 horas atrás

Moradora de São Carlos mobiliza redes sociais em busca de carro furtado

Uma moradora está utilizando as redes sociais para pedir ajuda na tentativa de localizar seu…

5 horas atrás

Startup de São Paulo debate a importância do descarte correto de eletrônicos e a economia circular em toda a região

Acontecerá em São Carlos o ONOVOLAB FESTIVAL, que reunirá empresas, startups, empresários e especialistas em…

6 horas atrás

Gallo lança óleo de oliva como alternativa devido à alta nos preços do azeite

Nos últimos dois anos, o azeite de oliva vem enfrentando uma alta em seus preços…

6 horas atrás

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo…

10 horas atrás

Polícia apreende pistola .45 no Itamaraty

Uma mulher foi detida pela Polícia Militar na Rua Waldemar Martins de Oliveira, no bairro…

12 horas atrás

Este site faz uso de cookies.