No ano de 2020, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), suspendeu a cobrança do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) que era um seguro nacional obrigatório, pago por todos os donos de veículos anualmente, como um imposto.
Agora, em 2024, o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que determina a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos terrestres, e agora rebatizado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).
O dinheiro arrecadado com a cobrança deste seguro será destinado para as vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do tipo de veículo e de quem for a culpa.
Todos os donos de veículos automotores de vias terrestres terão que pagar, ou seja, o SPVAT será de contratação obrigatória.
De acordo com a lei sancionada pelo presidente Lula, o pagamento será de abrangência nacional e os valores podem variar conforme o tipo do veículo.
O seguro poderá pagar indenizações a vítimas de acidentes ou seus herdeiros em casos de:
Para solicitar o SPVAT, a vítima precisa apresentar o pedido com uma prova simples do acidente e do dano causado no ocorrido.
Já em caso de morte, é preciso apresentar certidão da autópsia emitida pelo Instituto Médico Legal (IML), caso não seja comprovada a conexão da morte com o acidente, apenas com a certidão de óbito.
O valor da indenização ou reembolso será estabelecido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
A cobrança deve voltar a ocorrer em 2025.
A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…
Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…
O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…
Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…
Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participaram na quinta-feira (21/11),…
Este site faz uso de cookies.