O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou nesta segunda-feira (03/06), os números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em São Carlos. Desde 25 de março, início da campanha, 42.768 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 37,86%.
Dos grupos prioritários, as gestantes atingiram 15,09%, os idosos 41,95% e as puérperas 5,91%. A população alvo é de 101.212 pessoas.
O objetivo da Campanha é reduzir complicações, internações e óbitos pela infecção causada pelo vírus influenza. Por isso, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B. É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Em 2 de maio de 2024, a campanha foi ampliada para todos os públicos e passou a disponibilizar vacinas para bebês acima dos 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos, porém o município permanece distante da meta de cobertura que é de 90%.
De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, a meta é vacinar 90% da população alvo.
“A vacinação contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, é segura e evita casos graves e óbitos. Sem a imunização alguns casos podem evoluir com complicações, principalmente nas pessoas com doenças crônicas, idosos e crianças menores de 2 anos. A principal complicação é a pneumonia, responsável por muitas internações hospitalares. A constante mudança dos vírus Influenza requer frequente reformulação da vacina por isso é necessário a imunização anual oferecida gratuitamente nas unidades de saúde e que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2023 no hemisfério Sul”, destacou a diretora.
Denise informou, ainda, que depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes de quedas bruscas das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.
Em 2022, o município de São Carlos atingiu 67,3% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Já em 2023 o índice ficou em 58% e a média nacional em 60%.
A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José e do Botafogo, que estão em reforma. No ato da imunização, as pessoas devem levar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.
taxa de mortalidade das crianças de até quatro anos entre indígenas no Brasil é mais…
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que no próximo domingo (10/11), o…
Um deserto na Arábia Saudita ficou coberto de neve pela primeira vez na história. O…
Um furto foi registrado nas dependências da Paróquia São Sebastião, localizada no centro de São…
Em 2024 já foram registradas 29.553 notificações para Dengue, com 16.179 casos positivos, sendo 15.448…
A Estação Ferroviária de São Carlos (Estação Cultural), recebe neste domingo (10/11), o 2º Festival…
Este site faz uso de cookies.