Cidade

Servidores recebem capacitação em libras

Servidores recebem capacitação em libras

Com o objetivo de promover acessibilidade, inclusão social, ampliar a comunicação e o atendimento à população, em especial os usuários dos serviços públicos que são surdos, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), está realizando a capacitação de servidores públicos municipais de várias secretarias, fundações e autarquias, através do curso de Comunicação de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa realizada ao longo do ano, por módulos de 20 pessoas, visa capacitar servidores com melhoria desta comunicação evitando a barreira da língua entre os colegas de trabalho e a população de surdos.  O domínio da linguagem em libras, através da capacitação apropriada, humaniza o atendimento porque permite aos servidores atender as pessoas surdas da mesma forma que ouvintes. Libras, portanto, é a chave para fornecer treinamento para eles se comunicarem.

“Está capacitação vem sendo desenvolvida pelo SENAC ao longo do ano, um importante passo da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, tendo como objetivo promover a inclusão e o respeito às diversidades na Prefeitura de São Carlos. A oferta do curso de Libras aos servidores municipais demonstra um compromisso com a capacitação e o aprimoramento do atendimento à comunidade surda e com essa capacitação, os servidores estarão bem mais preparados para atender às necessidades da comunidade surda, promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso”, salientou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida.

A SMPDMR afirma que a meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento das Pessoas com Deficiência (PCDs) e principalmente o acolhimento que é feito as pessoas surdas nos órgãos municipais. Busca não apenas ensinar a comunicação em Libras, mas também sensibilizar os servidores sobre a importância de saber se comunicar bem para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou comunicativas, tenham acesso equitativo aos serviços públicos.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Árvore cai e destrói carro em São Carlos

Mais uma árvore caiu e destruiu um carro no bairro Romeu Santini, após a forte…

2 horas atrás

CHUVA: São Carlos volta a registrar pontos de alagamentos, deslizamento e quedas de árvores

Na noite de quarta-feira, uma chuva torrencial caiu em São Carlos e deixou moradores e…

3 horas atrás

Fiscalização orienta ambulantes sobre feriado de finados

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Fiscalização, comunica…

5 horas atrás

Drone e cão farejador ajudam Dise a localizar tonéis com maconha no interior de SP

Em meio à mata fechada, a equipe da Polícia Civil, acompanhada por um cão farejador…

7 horas atrás

Coca-Cola supera previsões de lucro e receita, mas ação cai no pré-mercado

A Coca-Cola teve lucro líquido de US$ 2,85 bilhões no terceiro trimestre de 2024, ou…

7 horas atrás

Cerest de São Carlos alerta para os perigos do Benzeno

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de São Carlos, dentro da programação…

8 horas atrás

Este site faz uso de cookies.