Com o objetivo de promover a inclusão, o respeito às diversidades, ampliar a comunicação e o atendimento à população – em especial aos usuários surdos dos serviços públicos –, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou, ao longo do ano, uma série de capacitações dos servidores públicos municipais de várias secretarias, fundações e autarquias, ensinando alguns colaboradores a se comunicarem pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nesta semana, foi concluída mais uma etapa de capacitação do módulo do curso de libras para 16 servidores que fazem o atendimento em diversos departamentos das secretarias municipais.
A iniciativa visa proporcionar o ensino e a melhoria desta comunicação aos servidores, evitando a barreira da língua entre os colegas de trabalho e a população surda. O domínio da linguagem em Libras, por meio da capacitação apropriada, humaniza o atendimento porque permite aos servidores atender as pessoas surdas da mesma forma que as ouvintes.
Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida, a qualificação é importante para que toda a população seja acolhida. “Nós ficamos felizes em ter esta parceria com o SENAC e que preza pela capacitação dos servidores municipais. Vale destacar a satisfação dos colaboradores que relataram as experiências que tiveram no dia a dia de trabalho ao realizarem os atendimentos de munícipes surdos, que conseguiram se comunicar e serem compreendidos. A Língua Brasileira de Sinais é um idioma gestual visual usado para promover acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência auditiva e surdas, e a capacitação promove esta inclusão”, salienta Rafinha.
A SMPDMR afirma que a meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento para as Pessoas com Deficiência (PCDs) e, principalmente, o acolhimento que é feito às pessoas surdas nos órgãos municipais. O curso busca não apenas ensinar a comunicação em Libras, mas também sensibilizar os servidores sobre a importância de saber se comunicar bem para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou comunicativas, tenham acesso apropriado aos serviços públicos.
Um boletim de ocorrência foi registrado após um cidadão ter sua casa furtada durante o…
As celebrações de fim de ano estão a todo vapor e, com a chegada do…
A reforma tributária, em discussão no Brasil, tem gerado polêmica, especialmente com a proposta de…
A primeira-dama da República, a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, já não é…
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Especial de Infância e…
Há quem pense que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) acomete apenas pessoas idosas. Embora essa…
Este site faz uso de cookies.