Saúde realiza capacitação sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica

WhatsApp Image 2024 07 05 at 15.55.22
Saúde realiza capacitação sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA) e apoio do Laboratório de Estudo da Dor e Funcionalidade no Envelhecimento (LADORFE/UFSCar) e da equipe DGerobrasil/UFSCar do Departamento de Gerontologia realizou no auditório do Paço Municipal, a capacitação dos profissionais de saúde das equipes de atenção primária para a utilização da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (AMPI-AB). 

Essa avaliação é importantíssima para o acompanhamento das condições de saúde e bem-estar da pessoa idosa, para o planejamento de ações individuais e coletivas, organização da rede de cuidado integral a pessoa idosa e direcionamento para a gestão dos serviços. 

Esse acompanhamento deve ser feito pelo menos uma vez ao ano como preconiza a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. O envolvimento, engajamento e motivação das equipes é fundamental na qualificação da atenção à saúde da pessoa idosa na atenção primária do município. 

Crislaine Mestre, diretora do DGCA, ressalta que as capacitações aos profissionais de saúde tem sido frequentes para ofertar conhecimento e consequentemente qualificar a assistência. “Neste caso a capacitação sobre a avaliação será muito importante para o acompanhamento das condições de saúde e bem-estar da pessoa idosa”.

A capacitação foi ministrada pela Profa. Dra. Karina Gramani Say, pela mestranda Luana Rafaela Porcatti, pelas as pós-doutorandas Verena Vassimon Barroso Carmelo e Isabela Thaís de Jesus Machado e demais discentes do DGero.