São Carlos recebe prêmio pelo trabalho desenvolvido no centro de infecções crônicas

SAUDE
São Carlos recebe prêmio pelo trabalho desenvolvido no centro de infecções crônicas

O município de São Carlos foi reconhecido e premiado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo na última segunda-feira, dia 07 de outubro, no Fórum Estadual da Tuberculose 2024, realizado durante o 1º Simpósio Integrado de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

 A premiação foi pelo excelente trabalho realizado em 2023, quando o Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou 70% de avaliação dos contatos (pessoas que mantiveram contato com o paciente) a partir dos casos confirmados.

Ao longo do ano passado, o CAIC notificou 41 novos casos, sendo que a equipe identificou 117 contatos e investigou 101. Isto significa que o serviço local conseguiu examinar 86,5% dos contatos identificados. Os contatos que não foram investigados (adultos) foram por recusa, após várias tentativas.

Este prêmio é um reconhecimento do trabalho que o município vem prestando em relação ao controle da tuberculose. A equipe técnica teve um papel fundamental ao conscientizar e sensibilizar os pacientes sobre a importância da avaliação dos contatos em relação à tuberculose com o objetivo da identificação precoce de casos, visando reduzir ou mesmo interromper a transmissão da doença. 

Para os enfermeiros do CAIC, Luiz Henrique de Oliveira e Daniela Maria Falcão de Oliveira, o reconhecimento é uma conquista importante. “Este prêmio é um reflexo do nosso compromisso com a saúde pública, de um trabalho em equipe, na detecção precoce, tratamento, acompanhamento e cura da tuberculose e que busca um atendimento de qualidade, um acolhimento humanizado e interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde”.

 “O prêmio conferido pelos órgãos estaduais de saúde revela a atuação das equipes com empenho e profissionalismo. Isso é fruto de ação conjunta, descentralizada e intersetorial, entre o CAIC e toda a Atenção Primária, buscando o fortalecimento das ações de controle da tuberculose, priorizando a busca de sintomáticos respiratórios, o controle e o monitoramento da doença, bem como, o adequado registro dos sistemas de Informações em Saúde, na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde. Uma equipe comprometida e qualificada, o que resulta em ótimos indicadores”, afirmou Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), entre outros.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, que pode ser prevenida e curada, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose.

Todo indivíduo que apresente tosse por três semanas ou mais deve procurar uma unidade de saúde e realizar o exame de baciloscopia no escarro.

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG que deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer, pois protege contra as formas mais graves da tuberculose.

Já a melhor forma de prevenir a transmissão é por meio do diagnóstico precoce e início do tratamento adequado o mais rápido possível. Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde para avaliação, realização de exames e diagnóstico. Se o resultado for sugestivo de tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Vacinação com BCG, ambientes bem ventilados e limpos, além de hábitos saudáveis, são medidas de prevenção contra as doenças infectocontagiosas como a tuberculose.

No município, a assistência aos pacientes com Tuberculose é realizada no Centro de Atendimento às Infecções Crônicas, localizado na Rua José de Alencar, nº 36. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.