Política

São Carlos realiza oficina de ações estratégicas contra o trabalho infantil

São Carlos realiza oficina de ações estratégicas contra o trabalho infantil

A Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de São Carlos (CIPETI), da OAB São Carlos, junto à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e demais parceiros da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes, realizou a 4ª Oficina das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de São Carlos.

A ação faz parte de um conjunto de atividades previstas no município para sensibilização e mobilização da sociedade em relação a garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes. Com o tema “Estratégias de Defesa e Responsabilização no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, o evento contou a presença da Juíza Federal Titular da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto e Coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Ribeirão Preto (JEIA), Dra. Márcia Cristina Sampaio Mendes.

“Ações integradas, como esta, reforçam o compromisso de setores diversos da sociedade com a erradicação do trabalho infantil, não é possível negociar nesta questão, lugar de criança é na escola e em atividades que a desenvolvam”, destacou a magistrada.

“O enfrentamento ao trabalho infantil exige a articulação de várias políticas para assegurar a retirada das crianças e adolescentes das atividades de trabalho. Temos nossa rede atenta a situação de nossas crianças para agirmos em defesa de seus direitos”, destacou a secretária municipal de Educação, que representou o prefeito Airton Garcia, no evento, Paula Knoff.

“O Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), consta que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, lembrou o anfitrião do evento, o presidente da OAB São Carlos, Renato Barros.

Participaram ainda da mesa de abertura, a advogada Roberta Justel do Pinho, Presidente da CIPETI São Carlos, Antônio Ribeiro, representante do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional e diretor do Sincomércio e da ACISC e Fábia Maria Silva Lins dos Santos – Gerente do Senac São Carlos.

O evento contou também com a presença de profissionais representantes de entidades que atuam no apoio às políticas públicas de proteção da criança e do adolescente, além de servidores das pastas envolvidas pela Prefeitura.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Canil Municipal vai realizar em 7 de dezembro a última feira do ano para adoção de pets

O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…

18 minutos atrás

16.188 casos positivos de dengue são registrados em 2024

Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…

32 minutos atrás

São Carlos participa da Reatech Brasil 2024

Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participaram na quinta-feira (21/11),…

41 minutos atrás

Acidente é registrado na SP-318 e transito fica lento

Na manhã deste sábado, um acidente foi registrado na rodovia Washington Luís, próximo ao Hospital…

60 minutos atrás

Uma das casas de leilão mais importantes do mundo vende uma banana por US$ 6,2 milhões – e ela será paga em criptomoedas

A definição do que é considerado arte ou não é extremamente pessoal e abstrata. É…

4 horas atrás

Santa Casa e Samu realizam treinamento conjunto para reforçar o combate ao AVC em São Carlos

A Santa Casa de São Carlos realizou na sexta-feira (22) um treinamento voltado para os…

8 horas atrás

Este site faz uso de cookies.