Cidade

São Carlos realiza a campanha de vacinação contra a poliomielite

São Carlos realiza a campanha de vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o próximo dia 14 de junho a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil. O Dia “D” será em 8 de junho e o objetivo é proteger as crianças menores de cinco anos contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no estado.

O país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Esta será a última Campanha com a vacina oral da Pólio.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Não temos a confirmação de casos de Poliomielite no estado de São Paulo desde 1988. No Brasil o último caso confirmado foi em 1989. A vacina é fundamental para que não tenhamos a reintrodução da Pólio através de casos importados, um cenário que nos preocupa frente as últimas ocorrências em 2022/2023 com a detecção de casos no Peru, identificação de pólio vírus no esgoto do Reino Unido e a confirmação de um caso jovem nos Estados Unidos. A importância da vacinação, além de proteger nossas crianças, contribui no processo de erradicação da Poliomielite.

A meta é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Nos anos anteriores, a cobertura vacinal no município foi de 75% em 2022, já em 2023 tivemos um aumento para 80%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

“Atualmente observamos uma retomada das coberturas vacinais de nossas crianças, o município registra a cobertura vacinal de 86% em menores de 1 ano. Por isso é essencial a participação de todas as crianças menores de cinco anos de idade”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins.

São Carlos recebeu o certificado e reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo pelo alcance do indicador anual preconizado de taxa de notificação de Paralisias Flácidas Agudas/Poliomielite, de 1 caso por 100.000 habitantes em menores de 15 anos, como município notificador e de residência.

A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José e na UBS do Botafogo, que estão em reforma. Os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Paraná Filho Propõe a liberação do Team Roping em São Carlos

O vereador Paraná Filho – PP, apresentou nesta quarta-feira (19/09) Projeto de Lei prevendo mudanças…

7 minutos atrás

Cadáver é encontrado na linha férrea em São Carlos

Na noite desta quinta-feira, 19, um corpo foi descoberto na linha férrea próxima à rua…

20 minutos atrás

Instagram lança conta de adolescente para menores de 16 anos

Instagram anunciou, nesta terça-feira (17), a Conta de Adolescente, uma função que protegerá automaticamente os…

39 minutos atrás

Operação da Polícia Civil em Santa Catarina cumpre mandados em São Carlos

Operação CadeiAço foi deflagrada pela Policia Civil de Santa Catarina através da Delegacia de Furtos…

48 minutos atrás

Usuário de drogas incendeia a própria casa no bairro São Carlos 8; dois filhotes de gato são resgatados

Na tarde desta quinta-feira (19), um usuário de drogas provocou um incêndio em sua própria…

3 horas atrás

Saiba quanto gastou até este momento cada candidato a vereador que disputa a reeleição em São Carlos

Em São Carlos, os vereadores que tentam se reeleger estão no centro das atenções por…

3 horas atrás

Este site faz uso de cookies.