No dia 6 de outubro, eleitores de 5.568 municípios brasileiros deverão ir às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Nos municípios onde tiver mais de 200 mil eleitores, o segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro. Em São Carlos, a escolha fica no primeiro turno.
CONVENÇÕES
Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.
Registro de candidaturas
Depois que ocorrer as convenções, cada partido precisa oficializar os nomes de seus candidatos na Justiça Eleitoral. É feito, então, o registro de candidatura, o que vai permitir que o candidato tenha um número de identificação. O prazo para isso se encerra no dia 15 de agosto.
Início da campanha
A partir do dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral geral. Mas, na TV, esse período ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro.
São Carlos
Em São Carlos até o momento, são três pré-candidatos ao majoritário, sendo Netto Donatto (PP), Mario Casale (NOVO) e Newton Lima (PT).
E de acordo com cada assessoria dos pré-candidatos, a convenção do PP e partidos coligados será no dia 28 de julho. A do partido NOVO será também no dia 28 de julho. Já a do PT e partidos coligados não nos informou a data da convenção.
Desta vez, a disputa promete ser acirrada na cidade, pois é a primeira vez (até agora) que apenas três nomes aparecem para disputa em outubro. Assim como a nível nacional aparenta que na cidade a polarização chegou para ficar.
Vamos aguardar.