A Prefeitura de São Carlos inicia na segunda-feira (17/06), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, a distribuição às unidades de saúde da vacina contra a Dengue.
O público elegível para a vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde que enviou 3.586 doses para o município, e considerando o número de doses recebidas, nesse momento, a vacina dengue tetravalente (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias). Conforme o município receber mais doses a faixa etária será ampliada.
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, ressalta que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. “A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue”.
A vacinação será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção das unidades da Vila São José e do Botafogo, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.