Com mais de mil especializandos, o curso representa um avanço na capacitação de profissionais de saúde e na melhoria da assistência em todo o país
A Santa Casa de São Carlos sediou, na quarta-feira (5), a cerimônia de abertura nacional das especializações em Gestão de Programas de Residência em Saúde e Preceptoria no SUS, promovidas pelo PROAD-SUS em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O evento ocorreu de forma simultânea nos 26 estados e o Distrito Federal, ampliando seu alcance para profissionais de saúde de todo o país.
O evento reuniu autoridades e especialistas da área da saúde, incluindo o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior; as professoras Nara Selaimen Gaertner Azeredo e Salma Regina Rodrigues Balista; representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde; a coordenação do Projeto DGPSUS; o gerente da carteira de ensino e a diretora de compromisso social do Hospital Sírio-Libanês; a diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa, Danilo Carvalho Oliveira; o gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP), André Mascaro; os professores Thiago Russo e Alana Gozzi, representando o Hospital Universitário da UFSCar; a professora Kellen Leite, pró-reitora de Extensão da UFSCar; a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Prefeitura Municipal de São Carlos, Liz Camaduro; e a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Crislaine Mestre.
A professora Nara Selaimen Gaertner Azeredo, docente pelo Programa de Saúde e Desenvolvimento do SUS (PROADI SUS) do Hospital Sírio-Libanês, destacou a importância do curso e seu impacto na assistência à saúde no país. “Estamos reunidos para mudar cenários e revisar os processos educacionais em saúde, com o objetivo de aprimorar a assistência. O Brasil inteiro se encontra aqui para defender o SUS e iniciar essa transformação pela educação. A gestão de preceptores e de programas de residência é essencial para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, para o fortalecimento do sistema de saúde como um todo.”
A docente Salma Regina Rodrigues Balista, da equipe PROADI SUS do Sírio-Libanês, ressaltou a importância de levar essa iniciativa para além das capitais, ampliando o alcance da formação em saúde. “Esse curso faz parte de um projeto do Ministério da Saúde voltado à qualificação das residências em saúde. Normalmente, essas iniciativas se concentram nas capitais, mas há um desejo e um esforço para interiorizar essa formação, capacitando profissionais que atuam diretamente nas residências. São Carlos agora se torna um polo importante nesse processo, unindo a Secretaria Municipal de Saúde, a UFSCar, o Hospital Universitário e a Santa Casa em um projeto transformador para a saúde pública.”
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, celebrou a chegada das especializações e reforçou o compromisso da instituição com a qualificação profissional e o fortalecimento do SUS. “A chegada dessas especializações fortalece ainda mais nossa atuação e consolida nosso compromisso com a qualificação dos programas de residência em saúde e da preceptoria no SUS. Assumimos o compromisso de contribuir com o SUS e com o Hospital Sírio-Libanês na capacitação de alunos e profissionais de saúde, fortalecendo a gestão de programas de residência e a preceptoria médica, sempre em consonância com os princípios do SUS. É uma honra para nós sermos a única cidade fora das capitais a receber essas especializações.”