Mesmo a imprensa mostrando o tamanho da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, somente as pessoas que estão lá sabem a proporção do desastre, pois é gigantesco.
A quantidade de pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul mais que dobrou em 24 horas, indo para 327.105 nesta quinta-feira (9), conforme o último boletim da Defesa Civil estadual, com dados divulgados às 18h.
No total, 1,74 milhão de pessoas já foram afetadas de alguma forma pelas enchentes, ou seja, perderam tudo.
Em relação aos municípios atingidos, o número chega a 431 cidades do estado.
As mortes causadas pelas chuvas chegam a 107. Há 134 desaparecidos e 754 feridos.
Porém, muitas pessoas do Brasil e do mundo estão se sensibilizando para ajudar de alguma forma. Um exemplo é o bilionário Elon Musk anunciou nas redes sociais que a empresa Starlink, que atua na área de internet via satélite, vai doar mil terminais para as equipes de emergência
“Dadas as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere. Espero o melhor para o povo do Brasil”, publicou o bilionário.
A postagem, aliás, foi acompanhada de um vídeo da modelo gaúcha Gisele Bündchen pedindo ajuda para o Rio Grande do Sul.
“Meu estado, o Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, teve a pior tragédia da sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do Estado, não é uma ou duas cidades, são mais de 350 cidades afetadas. As pessoas não estão perdendo apenas suas casas, seus empregos. Elas estão perdendo tudo. E há ainda muitos a serem resgatados”, afirma ela.
Doações em dinheiro
SOS Rio Grande do Sul: canal de doações do governo do RS. Chave PIX: CNPJ 92.958.800/0001-38
Prefeitura de Porto Alegre: conta para doações do governo da capital gaúcha. Chave PIX: CNPJ 92.963.560/0001-60
Cufa: canal criado pela Central Única das Favelas. Chave PIX: [email protected]
Ação Cidadania: ong tem tem apoiado com refeições quatro cozinhas solidárias no RS. Chave PIX: [email protected]
Pontos de coleta pelo Brasil
Correios
Agências dos Correios no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e algumas cidades do Rio Grande do Sul estão recebendo doações de materiais de limpeza e higiene, rações para animais, roupas e alimentos. Basta levar os itens a uma das agências e o envio é feito gratuitamente.
Aeroportos
Aeroportos de algumas cidades como Recife (PE), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Santarém (PA) e Uberlândia (MG), entre outros, são pontos de coleta de donativos. A logística terá o apoio de algumas companhias aéreas.
FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo donativos (especialmente roupas, colchonetes, água potável e alimentos nas bases aéreas do Galeão (Rio de Janeiro), de São Paulo e de Brasília.
EM SÃO CARLOS
Nesta sexta-feira, 10, um caminhão estará na frente do mercado municipal recolhendo doações das 8h às 17h. Faça a sua Parte!