SAAE começa instalação de tubos no poço profundo do cedrinho

SAAE 2
SAAE começa instalação de tubos no poço profundo do cedrinho

55 tubos percorrerão 326 m de profundidade; investimento da autarquia é de R$ 10,3 milhões; grande Cidade Aracy será a região mais beneficiada.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) deu início na manhã desta terça-feira, 29/10, ao trabalho de colocação dos tubos de revestimento do Poço Profundo do Cedrinho. Essa é a etapa posterior a perfuração e que garantirá toda a sua estrutura física. Os tubos lisos e tubos-filtro (55 no total) são montados em sequência até 326 metros de profundidade, o equivalente, por exemplo, a um edifício de 100 andares.

O trabalho é supervisionado por engenheiros e técnicos do SAAE, além do acompanhamento permanente de um geólogo do Consórcio licitado e contratado para executar o serviço: “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper. O início das atividades foi em 14/09.

POÇO PROFUNDO E RESERVATÓRIO ELEVADO – O trabalho inicial de perfuração e, agora, o de colocação dos tubos, fazem parte da construção geral do Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água Potável na área própria da autarquia localizada no Cedrinho (Distrito Industrial), que tem 1.713 m2. Neste espaço, está sendo construído o poço tubular profundo, de 326 m, com capacidade de vazão de 200 m3/h, bem como um Reservatório Metálico Apoiado com capacidade para 2.650 m3 de água, ou 2 milhões e 650 mil litros. 

CIDADE ARACY: A GRANDE BENEFICIADA – O poço profundo deve entrar em operação em julho de 2025, e a obra também inclui casa de bombas, casa de química e cabine de energia elétrica. Uma adutora com 2.127 m, com 250 milímetros de diâmetro, para interligar o Reservatório do Cedrinho com a CDHU, está sendo concluída,  o que permitirá aliviar a Vila Alpes e enviar água para a grande Cidade Aracy que há anos enfrenta situação histórica de desabastecimento. 

O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, foi acompanhar o começo deste novo estágio da obra acompanhado do chefe de Gabinete, José Augusto Santana, do Gerente de Manutenção e Operação, Rogério Bernardes, além de engenheiros e técnicos da autarquia e do vereador Tiago Parelli. “Sem dúvida alguma, novo momento decisivo e histórico para o SAAE e para a população de São Carlos, especialmente para os moradores da Cidade Aracy. Temos a certeza de que estamos caminhando na direção da melhoria do saneamento, de modo particular com relação a água, e justamente para atender um conjunto enorme de pessoas que mais precisa porque enfrenta há anos esse problema crônico de desabastecimento. Nosso trabalho permanecerá dia a dia com este foco:  levar água para todos e em todas as regiões de São Carlos”.