Cidade

Saae começa elaboração do plano municipal de coleta seletiva

Saae começa elaboração do plano municipal de coleta seletiva

Iniciativa ajudará no processo para garantir gestão eficiente de resíduos e melhoria na qualidade de vida da população de São Carlos.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), através da Gerência de Manejo de Resíduos (GMR), esteve reunido na segunda-feira, 24/02, com técnicos da VITA Engenharia e Consultoria Ambiental para dar início à elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de São Carlos. Durante o encontro, foi apresentado o cronograma de trabalho e discutidas as etapas que precisam ser acordadas, definidas e respeitadas para a implementação do projeto.

A iniciativa tem como objetivo estruturar e aprimorar o sistema de coleta seletiva no município, promovendo benefícios diretos tanto para a população quanto para o meio ambiente. Entre os impactos positivos esperados, estão a redução da quantidade de resíduos encaminhados para aterros sanitários, o estímulo à reciclagem e a geração de renda para cooperativas e catadores de materiais recicláveis. 

“Com esta ação, o SAAE reforça seu compromisso com a gestão eficiente dos resíduos sólidos e a construção de um futuro mais sustentável para o município. O desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva seguirá um planejamento detalhado e contará com a participação da população em geral para garantir sua eficácia e adesão”, afirmou o Gerente de Manejo de Resíduos do SAAE, Gabriel Costa Blanco.

Já o presidente do SAAE, Derike Contri, afirmou que toda e qualquer ideia ou iniciativa que surja na direção do aprimoramento das atividades em favor do descarte regular de resíduos receberá toda a ajuda,  todo o apoio e todo o incentivo da autarquia. “Hoje, por dever de ofício, o SAAE não tem apenas a água e o esgoto como missão. Para atender ao  Marco Legal do Saneamento Básico, Lei nº 14.026/2020, que visa universalizar os serviços de saneamento básico no Brasil até 2033, é nossa também a tarefa de zelar pela coleta de lixo tradicional, na porta de casa, pela coleta seletiva e pela gestão dos Ecopontos.  Juntamente com diversas Secretarias Municipais da Prefeitura de São Carlos, como a do Clima e do Meio Ambiente, por exemplo, e de empresas especializadas, acredito que este começo, por si só, já é um grande avanço, um passo extraordinário”.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Retomada da Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” fortalece importante projeto de formação musical em Araraquara

A Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart anunciam a…

1 hora atrás

Bloco Califórnia reúne 15 mil pessoas em pré-Carnaval de Ribeirão Preto

Consolidado como o maior pré-Carnaval da região, o Bloco Califórnia aconteceu no sábado (22) reunindo…

2 horas atrás

Ducoco entra em recuperação judicial com dívida de R$ 670 milhões

Justiça do Ceará autorizou o pedido de recuperação judicial do grupo Ducoco, um dos principais…

5 horas atrás

Oportunidade na educação: UFSCar oferece 38 vagas para docentes em diversas áreas

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anunciou a abertura de um concurso público para…

6 horas atrás

Parabéns! Seu presente de aniversário é uma passagem para a delegacia

No dia de seu 19º aniversário, um auxiliar de empilhadeira foi detido por receptação ao…

6 horas atrás

Dilma Rousseff é internada na China após mal-estar e cancela agenda internacional

A ex-presidente do Brasil e atual líder do Banco do Brics, Dilma Rousseff, foi hospitalizada…

9 horas atrás

Este site faz uso de cookies.