O grupo de trabalho do projeto que regulamenta a Reforma Tributária detalhou quais itens que terão o chamado “imposto do pecado”.
A categoria tem como função sobretaxar produtos prejudiciais à saúde, como cigarros e bebidas alcoólicas, e ao meio ambiente. Por isso, os itens na lista do imposto seletivo vão pagar uma alíquota maior de imposto. A medida também serve para compensar isenções concedidas para outras categorias de produtos, como os itens da cesta básica. Hoje, a estimativa da equipe economica é que o IVA tenha uma alíquota média de 26,5%.
A proposta ainda não define qual será o impacto no bolso do consumidor, por não definir as alíquotas para o imposto seletivo. O que foi definido é que o imposto do pecado incidirá apenas uma vez sobre a cadeia produtiva. No caso do fabricante, no momento da primeira venda, e do importador, no momento de entrada do produto no Brasil.
A emenda constitucional unifica impostos federais, estaduais e municipais, além de buscar a redução de custos para empresas. Além disso, o texto cria um sistema de cashback para as famílias de menor renda.
O texto propõe a substituição de dois tributos federais (PIS e Cofins) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e de outros dois tributos (ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios. Já o IPI vai virar um imposto seletivo.
Além disso, serão gerados créditos tributários ao longo da cadeia produtiva para não haver incidência em cascata, ou seja, imposto cobrado sobre imposto.
EXAME
A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…
Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…
O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…
Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…
Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participaram na quinta-feira (21/11),…
Este site faz uso de cookies.