Que tal fazer para a família, esse tradicional doce brasileiro, a orelha de gato, que também recebe os nomes de cueca virada e crustoli? Com o Canal Tata Pereira, você aprenderá a fazê-la de uma maneira simples, com um ótimo resultado, uma delícia crocante e saborosa, que é impossível degustar uma só! Faça e prepare-se para os elogios!
Como fazer orelha de gato
Para a receita de orelha de gato, numa vasilha grande, coloque: a farinha de trigo sem fermento, abra um buraco no meio dela e acrescente a água, o açúcar, o ovo, o óleo, o vinagre, a essência de baunilha e o fermento químico em pó. Mexa com uma espátula, transfira para uma bancada e vá sovando bem manualmente, durante 10 minutos, formando uma massa lisinha e uniforme. Polvilhe levemente uma superfície plana, separe a massa em duas partes e use um rolo para abrir, obtendo um círculo. Vá cortando a massinha em tiras, com uns dois dedos de largura e em seguida faça tiras, cortando-as em 2 ou 3 pedaços. Conclua a receita seguindo o passo a passo. Sirva e saboreie essa gostosura!
Ingredientes da receita de orelha de gato
- ½ colher (sopa) rasa de fermento químico em pó
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (405 g)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 ovo inteiro
- 1 colher (sopa) rasa de vinagre
- ¼ xícara (chá) de óleo
- ½ xícara (chá) de água
- óleo o quanto baste (para a fritura)
- misturinha feita com 1 colher (chá) de canela em pó e ½ xícara (chá) de açúcar, 90 g (para a finalização)
- Obs.: a medida da xícara é de 240ml.
Modo de preparo
- Em uma tigela espaçosa, acrescente: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, abra uma cavidade no centro dela e junte ½ xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 ovo inteiro, ¼ xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) rasa de vinagre, 1 colher (chá) de essência de baunilha e ½ colher (sopa) rasa de fermento químico em pó.
- Misture primeiramente com uma espátula, depois passe para uma bancada e sove bem com as mãos, por uns 10 minutinhos, até obter uma massa lisa e homogênea.
- Espalhe um pouco de farinha de trigo na bancada, divida a massa em duas partes e abra com um rolo, formando um círculo.
- Corte a massa em tiras, na espessura de dois dedos e depois corte essas tiras em 2 ou 3 pedaços.
- No meio de cada pedaço, faça um corte, pegue uma das pontas e passe por este corte, para dar o formato de orelha de gato na massinha. Repita o processo para modelar todas as orelhas de gato.
- Coloque uma boa quantidade de óleo para esquentar e faça o teste, encostando um palito de dentes no óleo, se borbulhar, está na temperatura correta.
- Mantenha em fogo baixo, adicione algumas orelhas de gato e deixe fritar, dourando bem.
- Retire, escorra bem e passe para uma travessa forrada com papel-toalha. Faça isso para fritar todas elas.
- Passe na mistura de açúcar com canela, transfira para uma travessa, sirva e deguste sua maravilhosa orelha de gato!
André Holmo / RECEITA TODA HORA