Brasil

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal emitiu nesta sexta-feira (10) um alerta sobre fraudes cometidas contra pessoas que acreditam na notícia falsa de que o governo introduzirá um imposto sobre o Pix. Segundo denúncias recebidas pelo Fisco, criminosos estão usando indevidamente o nome da Receita para cobrar supostas taxas.

Por meio de mensagens de WhatsApp ou em outros aplicativos similares que usam o nome e o logotipo da Receita Federal, os criminosos informam a cobrança de supostas taxas sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil. Os fraudadores alegam que o contribuinte terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) bloqueado, com falsos documentos que imitam o padrão visual da Receita Federal e a emissão de um boleto.

No alerta, a Receita esclarece que a tributação sobre o Pix não existe e contraria a Constituição. “Atenção! Não existe tributação sobre PIX e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, destacou o comunicado.

Mais uma vez, a Receita esclareceu que as regras em vigor desde 1º de janeiro apenas atualizam o sistema de acompanhamento de movimentações financeiras para a inclusão de novos meios de pagamento na fiscalização, como Pix e carteiras digitais.

Orientações

A Receita Federal forneceu uma lista com as seguintes orientações para evitar cair em golpes.

•     Desconfie de mensagens suspeitas: não forneça informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais;

•     Evite clicar em links desconhecidos: links suspeitos podem enviar você a sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no seu dispositivo;

•     Não abra arquivos anexos: anexos em mensagens fraudulentas geralmente contêm programas executáveis que podem roubar suas informações ou causar danos ao computador;

•     Verifique a autenticidade: A Receita Federal utiliza exclusivamente o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC) e o site oficial como canais seguros de comunicação;

A Receita orientou ainda o contribuinte a evitar cair em fake news. No alerta, o órgão ressaltou que o compartilhamento de mentiras em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, facilitam o trabalho dos criminosos.

O órgão pediu que os contribuintes verifiquem a fonte das informações, consultando os canais oficiais do Fisco; questionem o conteúdo, desconfiando de textos sensacionalistas, com promessas milagrosas e com erros de português; não acreditem em mensagens não oficiais; conversem sobre o tema com parentes e amigos antes de repassar as mensagens.

AGÊNCIA BRASIL

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Advogado Augusto Fauvel esclarece tudo sobre as novas regras do Pix, cartões e o monitoramento da Receita Federal

Augusto Fauvel @augustofauvel , advogado especialista em Direito Tributário, esclarece tudo o que você precisa…

5 horas atrás

Lei Municipal exige ensino superior para cargos comissionados, com isso muitos ficaram de fora da atual gestão

Entrou em vigor em 2025 a lei municipal número 22.150/2023 que dispõe sobre a contratação…

6 horas atrás

Senadora propõe mudar nome do Ministério da Agricultura para Ministério do Agronegócio

A senadora Eudócia Caldas (PL-AL), que assumiu recentemente uma cadeira no Senado, apresentou na quarta-feira,…

9 horas atrás

Colapso da vida humana na Terra já tem data para acontecer

Há mais de seis décadas, um estudo do físico austríaco Heinz von Foerster trouxe um…

9 horas atrás

Wandinha: 2ª temporada será bem diferente da primeira

A 2ª temporada de Wandinha promete ser ainda mais sombria, ousada e pronta para superar…

13 horas atrás

Confira a previsão do tempo para hoje

O domingo será ensolarado, mas tem previsão de chuva para o período da tarde e…

14 horas atrás

Este site faz uso de cookies.