O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que o PT não tem planos para 2026 para candidatar outro nome à Presidência da República além de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, após uma eventual reeleição de Lula, o nome do ministro da Educação, Camilo Santana, “está posto”.
As declarações foram dadas em entrevista na sexta-feira, 3, à rádio Opinião CE. “2026, não tem plano B, na minha opinião. É o Lula. Depois de 2026, aí, evidentemente que o nome do Camilo está posto”, afirmou.
Guimarães também elogiou a projeção do ministro, que já foi governador do Ceará. “Uma das grandes áreas vitoriosas do nosso governo é a da Educação, liderada pelo Camilo. Portanto, ele é um quadro hoje que está se projetando nacionalmente, entre outros nomes que nós temos como referência, do Haddad, do Rui Costa, do Wellington Dias”, disse o parlamentar, citando os nomes do ministro Fazenda, Fernando Haddad, além dos respectivos ministros da Casa Civil e do Desenvolvimento Social.
Ele acrescentou: “O Lula fala assim: ‘Meus ex-governadores dão conta muito bem do recado.’ E o Camilo dá conta muito bem do recado com esse desafio que é fazer a gestão da principal pasta do governo, que é a Educação.”
Guimarães disse ainda que o ministro “será sempre lembrado nacionalmente”, mas que, agora, o que se discute é sobre “preparar o governo para a reeleição do Lula”.
Para o deputado, o governo precisa reunir mais forças políticas do centro em torno do presidente.
“Eu defendo a tese de que nós temos que ampliar a base, trazer todo mundo agora para o governo, esses partidos mais ao centro, pensando em 2026, para construirmos uma mega aliança para garantir a reeleição do Lula”, declarou Guimarães.
POR ESTADAO CONTEUDO
Um jovem de apenas 23 anos morreu na tarde desta terça-feira, 07, em uma casa…
O prefeito Netto Donato acompanhou na tarde desta segunda-feira (06/01), a primeira-dama e presidente do…
Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, afirmou em discurso nesta terça-feira (7) que a…
Na madrugada do quarto dia do mês de janeiro deste ano, dois estabelecimentos comerciais foram…
Um motorista de aplicativo está sob investigação por suspeita de recepção após ser flagrado utilizando…
O Procon São Carlos participa até o próximo dia 17 de janeiro da 2ª Edição…
Este site faz uso de cookies.