Cidade

Procon São Carlos divulga pesquisa de preços de materiais escolares

Procon São Carlos divulga pesquisa de preços de materiais escolares

O Procon São Carlos divulgou nesta sexta-feira (17/01) o resultado da pesquisa de preços dos materiais escolares realizada no comércio local na última quinta (16). O objetivo desse trabalho é orientar os consumidores e garantir práticas justas no mercado. Essas pesquisas analisam a variação de preços entre diferentes estabelecimentos e ajudam os pais e os responsáveis a economizar na compra dos itens escolares, que muitas vezes representam um peso significativo no orçamento familiar.

Na pesquisa foram encontradas variações expressivas entre os preços de vários dos produtos pesquisados. A maior diferença constatada foi de 54% na régua de 30 cm da Waleu, enquanto um local vendia por R$ 3,90 em outro o preço era de R$ 1,79.

A pesquisa foi realizada em cinco estabelecimentos comerciais e apurou o preço de 70 itens, entre eles cadernos, lápis preto, lápis de cor, caneta, cola, giz de cera, papel sulfite, régua, entre outros.  Dos itens pesquisados na cidade, 2 apresentavam variação de preço acima de 40%; e 21 apresentavam variação menor ou igual a 20%.

Os levantamentos geralmente revelam variações expressivas nos preços de um mesmo item entre diferentes lojas. “Comparamos os preços de 70 itens, onde notamos que a variação do preço médio do item como Caderno capa dura – espiral – universitário – 10 matérias – 160 folhas em comparação com janeiro de 2024, ocorreu uma redução de 9%, enquanto no item Marca Texto – unidade – Boss Original houve um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2024”, relata o diretor do Procon, Tiago Nonato de Souza.

É essencial saber que na lista de material as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material de uso coletivo, como materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo, conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.

Na hora da compra, o consumidor precisa estar atento aos preços, que devem ser informados de forma clara e precisa pelo estabelecimento, e avaliar se eventuais promoções, como “pague dois e leve três”, são realmente vantajosas.

Ao efetuar o pagamento, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento comercial pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito e Pix); desde 26/06/2017 está em vigor a Lei nº 13.455, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

“As escolas não podem solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Nem exigir a aquisição de produtos de marca específica; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado”, alerta o diretor do Procon São Carlos. 

As informações completas da pesquisa podem ser encontradas no link http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/prefeitura/utilidade-publica/procon.html. Qualquer dúvida, o consumidor pode procurar o Procon, localizado na Rui Barbosa, nº 1.190, no centro ou pelo telefone 3419-4510. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 16h.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

“Tenho para mim que o Bolsonaro está por trás disso”, diz Haddad sobre crise do Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta-feira (17) que acredita no envolvimento…

4 horas atrás

Moradora de São Carlos mobiliza redes sociais em busca de carro furtado

Uma moradora está utilizando as redes sociais para pedir ajuda na tentativa de localizar seu…

5 horas atrás

Startup de São Paulo debate a importância do descarte correto de eletrônicos e a economia circular em toda a região

Acontecerá em São Carlos o ONOVOLAB FESTIVAL, que reunirá empresas, startups, empresários e especialistas em…

6 horas atrás

Gallo lança óleo de oliva como alternativa devido à alta nos preços do azeite

Nos últimos dois anos, o azeite de oliva vem enfrentando uma alta em seus preços…

6 horas atrás

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo…

10 horas atrás

Polícia apreende pistola .45 no Itamaraty

Uma mulher foi detida pela Polícia Militar na Rua Waldemar Martins de Oliveira, no bairro…

12 horas atrás

Este site faz uso de cookies.