Brasil

“Prisômetro” chega a São Paulo: Cidade exibe prisões em tempo real

Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo lançou na última terça-feira (25) o “Prisômetro”, um painel digital que exibe, em tempo real, o número de prisões realizadas na cidade por meio do programa Smart Sampa. Instalado no Centro Histórico da capital, na Rua XV de Novembro, em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, o equipamento tem como objetivo aumentar a transparência sobre as ações de segurança pública na gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O “Prisômetro”, um painel de LED com 3 metros de altura por 1 metro de comprimento, mostra dados atualizados sobre crimes forgidos capturados, indivíduos presos em flagrante pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pessoas desaparecidas encontradas. Futuramente, também deverá incluir informações sobre veículos roubados ou furtados recuperados. Os números são alimentados pelas 23 mil câmeras inteligentes do Smart Sampa, que utilizam tecnologias como reconhecimento facial e leitura de placas para monitorar a cidade.

Segundo a prefeitura, desde o início das operações do Smart Sampa, o sistema já foi comprovado na prisão de 1.902 pessoas em flagrante, na captura de 720 foragidos da Justiça e na localização de 41 pessoas desaparecidas. “Mais uma ação de transparência do governo Ricardo Nunes no sentido de oferecer respostas efetivas e imediatas à população sobre o trabalho desempenhado em prol da segurança”, declarou a administração em nota oficial.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma doação da iniciativa privada, sem custos adicionais aos cofres públicos. A gestão municipal destaca que o painel não apenas presta contas à sociedade, mas também busca inibir a ação de criminosos ao evidenciar a eficiência das políticas de segurança. A atualização dos dados será feita em tempo real, com base no trabalho das equipes de inteligência do Smart Sampa e nas ocorrências concluídas pela GCM.

O lançamento do “Prisômetro” ocorre em um momento em que a prefeitura intensifica esforços na área de segurança, como a proposta de transformar a Guarda Civil Metropolitana em Polícia Municipal, que deve ser votada pela Câmara Municipal na quarta-feira (26). A medida foi possibilitada por recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou guardas municipais a atuarem no policiamento ostensivo.

Com o novo painel, São Paulo reforça sua aposta na tecnologia como ferramenta de combate ao crime, consolidando o Smart Sampa como um dos maiores programas de videomonitoramento da América Latina.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Polícia Detém Autor de Roubos em Ibaté e Apreende Arma do Crime

Na manhã desta sexta-feira (28), às 09h40, equipes da Força Tática detiveram um suspeito de…

1 hora atrás

Torcedores do Corinthians se unem para doar sangue na Santa Casa de São Carlos

Nesta sexta-feira (28), o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos recebeu torcedores…

2 horas atrás

Prefeitura de São Carlos inaugura novo prédio do Cemei Santo Piccin

A Prefeitura de São Carlos inaugurou nesta sexta-feira (28/02) o novo prédio do Centro Municipal…

2 horas atrás

Nike Anuncia o Relançamento da Icônica Mercurial Vapor 1 “Dark Cinder” em Homenagem a CR7

A Nike está prestes a reavivar a nostalgia dos amantes do futebol com o relançamento…

2 horas atrás

Alinhamento Raro dos Planetas Encanta o Céu do Brasil Nesta Sexta-feira

Um evento astronômico raro está prestes a encantar os apaixonados por astronomia no Brasil e…

3 horas atrás

SAAE atende comissão de concursos

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri,…

8 horas atrás

Este site faz uso de cookies.