Brasil

Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets

Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets

O Ministério da Previdência Social pode proibir o uso de aposentadorias e pensões em sites de apostas esportivas, as bets. De acordo com o ministro Carlos Lupi, uma alternativa legal ainda está sendo estudada e ele espera colocá-la em prática “o mais rápido possível”:

“O benefício da Previdência é para a subsistência da pessoa. O desafio da gente é que a gente não pode intervir no dinheiro privado. Mas como os pagamentos têm subsídio do governo, a nossa equipe jurídica está estudando a proibição baseada nisso, de que tem dinheiro do Tesouro e dinheiro público não foi feito pra entrar no jogo”.

Lupi fez uma palestra no Instituto dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira e chegou a classificar o mercado das bets como um “sistema mafioso”. Em entrevista ao final do evento, também foi enfático: ” Eu não quero ser arbitrário, nem autoritário. Eu entendo que é o dinheiro do cidadão, mas eu entendo também que não é para isso que existe aposentadoria e pensão. É para garantir o sistema de sobrevivência da pessoa. E jogo, em nenhuma parte do mundo, é sistema de sobrevivência “.

O ministro argumentou que a medida seria semelhante à proibição do uso dos benefícios assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada – BPC. Lupi acrescentou que os bancos têm mecanismo para evitar que os clientes consigam fazer transferências para os sites de aposta:  “O banco separa todos os pagamentos. Se você pega seu extrato está lá: mercado, compras, luz. Se proibir, o próprio sistema consegue coibir isso”.

De acordo com Lupi, a equipe jurídica do Ministério está avaliando se a proibição pode ser feita diretamente pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, via portaria, ou se precisa ser avaliada pelo Conselho Nacional da Previdência.

POR AGÊNCIA BRASIL

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Prefeitura alerta munícipes para não cair no golpe do alvará de empresas

A Prefeitura de São Carlos informa que o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de…

17 minutos atrás

Agricultor teve a “batata assada” e acabou detido pela Polícia

A “batata assou” para um agricultor por posse ilegal de arma no distrito de Água…

59 minutos atrás

Reitor do Santuário, Padre Everton Luis Luchesi recebe título de “Cidadão Benemérito” proposto pelo vereador Marquinho Amaral

A Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (4) uma sessão solene para entrega do título de…

1 hora atrás

Banco é condenado a devolver valores subtraídos por ladrão em conta de São-carlense

Um São-carlense que teve o celular subtraído e viu sua conta bancária usada indevidamente para…

2 horas atrás

“Mulheres de Valor” Inspira e Conecta em São Carlos

O aguardado evento "Mulheres de Valor" chega a São Carlos no dia 7 de dezembro…

2 horas atrás

Caminhão tomba na Rodovia Washington Luís e causa congestionamento em São Carlos

Na manhã desta quarta-feira (4), um caminhão de pequeno porte tombou nas proximidades do trevo…

6 horas atrás

Este site faz uso de cookies.