Política

Pesquisa mostra que brasileiros rejeitam PEC do quinquênio

Pesquisa mostra que brasileiros rejeitam PEC do quinquênio

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada neste sábado (11) pelo jornal O Globo aponta a rejeição dos brasileiros em relação à Proposta de Emenda Constitucional do Quinquênio, que prevê aumentos salariais para carreiras jurídicas. 

Segundo o levantamento, nada mais nada menos que 76% dos entrevistados se posicionaram contrários à proposta, enquanto apenas 13% expressaram apoio à medida. Ainda, 11% dos participantes optaram por não responder ou indicaram não saber sobre o assunto.

O estudo revela que a aversão à PEC é generalizada, com três em cada quatro entrevistados se posicionando contra a medida. Aprofundando a análise, os pesquisadores notaram uma tendência curiosa no recorte por renda: os respondentes de renda mais baixa demonstraram ser mais favoráveis à proposta do que aqueles de renda mais alta. Entre os entrevistados que recebem até dois salários mínimos, 17% expressaram apoio à PEC, comparados a 9% entre os que ganham mais de cinco salários. Por sua vez, aqueles que têm uma renda intermediária, de dois a cinco salários mínimos, registraram uma taxa de apoio de 12%.

O Brasil é um campeão mundial da desigualdade e a disparidade da remuneração no setor público é gritante. Metade dos servidores brasileiros recebe salário igual ou menor a R$ 3.400 mensais. Precisamos, sim, repor perdas salariais, após 42% de inflação desde 2016 – mas quinquênios e supersalários não são a maneira de fazê-lo. A PEC só aumenta o fosso que separa uma elite do funcionalismo de sua base. E, no lugar de valorizar o serviço público, contribui para reforçar uma imagem negativa na sociedade.

O quinquênio, que já havia sido extinto em 2006, foi ressuscitado por iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em um claro movimento de retrocesso nacional. Aprovado pela CCJ, agora corre o risco de ser também aprovado em plenário pelos senadores. Se passar também pela Câmara dos Deputados, a PEC vai inscrever na Constituição Federal um privilégio injusto e ultrapassado.

Vamos ver o que vai acontecer!

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Quase canonizado, Carlo Acutis tem parte do corpo em igreja de SP

A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro…

29 minutos atrás

Prefeito do RJ indica que Lady Gaga fará show gratuito na orla de Copacabana em 2025

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, levantou a possibilidade de um show gratuito…

50 minutos atrás

Golpe Virtual em São Carlos: Empresário Perde R$ 6.100 Após Atualização de Dados Bancários

Na última sexta-feira, 22 de novembro, um empresário de São Carlos foi vítima de um…

57 minutos atrás

Canil Municipal vai realizar em 7 de dezembro a última feira do ano para adoção de pets

O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai…

2 horas atrás

16.188 casos positivos de dengue são registrados em 2024

Em 2024 já foram registradas 29.824 notificações para Dengue, com 16.188 casos positivos (10 casos…

2 horas atrás

São Carlos participa da Reatech Brasil 2024

Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participaram na quinta-feira (21/11),…

2 horas atrás

Este site faz uso de cookies.