Atividade é gratuita e será ofertada em formato online
Uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando profissionais que atuam nas áreas de Educação, Saúde e Assistência na primeira infância para realizarem capacitação sobre instrumento utilizado para traçar perfil de desenvolvimento funcional da criança em suas rotinas diárias. O estudo “Validação da Medida de Engajamento, Independência e Relações Sociais (MEISR – BR) para uso no Brasil” é realizado pela doutoranda Ana Claudia Moron Betti, sob orientação de Patricia Carla de Souza Della Barba, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar.
Ana Claudia Betti explica que a MEISR “é um questionário para as famílias, que tem como objetivo traçar um perfil de desenvolvimento funcional da criança em suas rotinas diárias, instrumentalizar as famílias sobre o desenvolvimento funcional das crianças e como oferecer oportunidades nas rotinas diárias, bem como monitorar o progresso deste desenvolvimento, sempre baseado em suas rotinas diárias”. O instrumento foi criado na língua inglesa e foi adaptado para o Brasil em 2023 por outra pesquisa realizada na UFSCar, acessível em https://bit.ly/3WqYSZk.
O estudo atual pretende validar a MEISR junto a profissionais que deverão aplicar o instrumento com duas famílias já atendidas por eles. “A validação de instrumentos envolve um conjunto de procedimentos destinados a avaliar a precisão dos resultados obtidos com seu uso, garantindo que realmente abordem os fenômenos e objetivos que pretendem investigar. Além disso, busca identificar possíveis melhorias ou adaptações necessárias para alinhar as variáveis escolhidas ao construto teórico analisado”, aponta a pesquisadora da UFSCar.
Capacitação
A pesquisa oferece uma capacitação online e gratuita para profissionais autônomos de áreas como Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Pedagogia, Musicoterapia, Nutrição, Enfermagem, Psicomotricidade e Medicina, que estejam acompanhando, pelo menos, duas crianças e suas famílias. A capacitação vai explicar o uso do instrumento para utilização e aplicação junto a essas crianças e famílias, como forma de coleta de dados para a pesquisa de validação.
O encontro online será no dia 1º de fevereiro, às 9 horas, via Google Meet e a inscrição deve ser feita por este link (https://bit.ly/3CjTroe). Os participantes terão acesso a capacitação, plantão de dúvidas online e receberão certificado. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail abetti@estudante.ufscar.br ou pelo telefone (15) 99186-8668.
Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética da UFSCar (CAAE: 83534224.6.0000.5504).
O LIBERAL Mansão milionária, uma coleção de carros de luxo, obras de arte, relógios exclusivos.…
Colisão entre carro e moto, ocasiona atendimento médico em mulher na Avenida Getúlio Vargas.
A prisão de dois homens foi realizada pela Força Tática em São Carlos, na manhã…
Para atender a demanda reprimida de exames de ultrassonografia, a Secretaria de Saúde, por determinação…
Um homem foi detido pelo crime de tráfico de drogas, na Rua da Paz, no…
Neste mês de janeiro, os Call Boxes, antigos aparelhos de comunicação usados para emergências nas rodovias…
Este site faz uso de cookies.