Cidade

Pesquisa da UFSCar investiga percepções de pole dance entre mulheres brasileiras

Pesquisa da UFSCar investiga percepções de pole dance entre mulheres brasileiras

Estudo convida mulheres que praticam ou praticaram a modalidade para preencherem questionário online

Você pratica ou já praticou pole dance? Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está convidando mulheres que praticam pole dance para participação online, através de questionários.

Entre os objetivos, o estudo busca avaliar o impacto que a prática do pole dance tem na autopercepção de mulheres em estúdios de dança brasileiros bem como analisar como o contato com outras mulheres durante as aulas influencia na autopercepção das praticantes. Além disso, o estudo quer compreender os efeitos que a prática de pole dance na relação da mulher com o próprio corpo.

“O pole dance é uma modalidade esportiva que conta com uma barra vertical para realização de movimentos acrobáticos ou de dança”, define a estudante do curso de graduação da UFSCar, Ana Júlia Moreira Santos, responsável pela pesquisa. “O objetivo é avaliar o impacto do pole dance na vida das mulheres que o praticam em diferentes aspectos, desde socialização, autoimagem e motivação para prática de esportes”. 

O estudo “Percepções de pole dance entre mulheres brasileiras” é orientado pela professora Elizabeth Barham, do Departamento de Psicologia (DPsi), e tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Participação
Podem participar da pesquisa mulheres com mais de 18 anos praticantes de pole dance ou que já tenham praticado em algum momento, mesmo que somente uma aula. A participação é online, através de um questionário inicial, disponível no link https://bit.ly/estudopoledance, com perguntas sobre o tempo de prática e como a pessoa se percebe. O tempo estimado de resposta é de 10 minutos. Caso queira, a voluntária poderá participar também de uma entrevista online para falar um pouco mais acerca da sua jornada no pole.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a pesquisadora Ana Júlia Moreira pelo telefone (79) 99142-5374 (também WhatsApp) ou pelo e-mail anajuliamoreirasantos@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 79812124.3.0000.5504).

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Alteração no PIX causa apreensão nas profissionais do JOB

O sistema exige emissão de nota fiscal para prestação de serviços. Mas como essas profissionais…

40 minutos atrás

Putin quer falar com Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que uma reunião estava…

1 hora atrás

Sony apresenta tecnologia imersiva em que o jogador pode sentir a atmosfera e cheiro dos jogos

A Sony apresentou uma tecnologia conceitual na CES 2025 que, essencialmente, permitiria que os jogadores…

1 hora atrás

Furtos e roubos assustam moradores do bairro ArcoVille, em São Carlos

O bairro ArcoVille, em São Carlos, tem vividos momentos de tensão e insegurança devido a…

1 hora atrás

Nintendo Switch 2 tem visual e previsão de lançamento revelados na CES 2025

O Nintendo Switch 2 teve seu visual revelado na CES 2025, a maior feira de…

2 horas atrás

Receita Federal intensifica fiscalização financeira: estabelecimentos em São Carlos vão começar a restringir o uso do Pix

Em São Carlos, alguns estabelecimentos vão começar a passar a recusar pagamentos via Pix, optando…

2 horas atrás

Este site faz uso de cookies.