Ozzy Osbourne é aclamado pelo público como o maior vocalista de rock de todos os tempos e o inventor do heavy metal e foi finalmente introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll como artista solo.
O cantor recebeu o título em uma cerimônia histórica na noite deste sábado, 19 de outubro, em Cleveland, nos Estados Unidos. O assunto ficou entre os mais comentados do mundo conforme dados da Sala Digital Band e Google.
Osbourne marcou presença na cerimônia sentado em um trono especial para receber a homenagem, devido aos seus problemas de saúde. Em 2020, tornou público o seu diagnóstico de Parkinson. Em 2023, anunciou sua aposentadoria dos palcos. Neste ano, ele contou que faz um tratamento com células-tronco.
O músico fez questão de agradecer: “Eu mesmo não acredito que estou aqui. Quero começar com os agradecimentos porque não vou entediá-los com um monólogo chato. Quero agradecer a quem quer que tenha votado em mim pelo meu trabalho solo. Muito obrigado. Do fundo do meu coração”, disse ele.
“Meus fãs têm sido incrivelmente leais ao longo dos anos, e eu não posso agradecê-los o suficiente.” Ele também fez questão de homenagear o lendário guitarrista Randy Rhoads, dizendo: “Se eu não tivesse conhecido Randy, não estaria sentado aqui esta noite.”
A primeira homenagem a Ozzy aconteceu em 2006, como integrante do Black Sabbath. Agora, o reconhecimento é por sua carreira solo, que começou em 1980 com o lançamento do aclamado “Blizzard of Ozz”. Estrelas como John Lennon, Stevie Nicks e Neil Young fazem parte do Hall da Fama do Rock.
O evento contou com homenageados de peso, incluindo Cher, Zakk Wylde, Maynard James Keenan, Wolfgang Van Halen, Billy Idol, Robert Trujillo, Chad Smith, Jelly Roll, Steve Stevens, Adam Wakeman e Andrew Watt. Juntos, eles prestaram homenagem ao “Príncipe das Trevas” com um medley eletrizante com o clássicos “Crazy Train”, “Mama I’m Coming Home” e “No More Tears”.
Os indicados estavam longe de ser os únicos artistas e apresentadores a subir ao palco — a noite repleta de artistas. A Cher, que também foi homenageada, fez uma performance do sucesso “Believe” com Dualipa, por exemplo. Além de outras apresentações especiais com Demi Lovato, Kelly Clarkson, Dr. Dre, Sammy Hagar, Keith Urban e muitos outros.
O que é o Hall da Fama do Rock and Roll?
Rock and Roll Hall of Fame é um museu e uma instituição em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop.
Desde 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Hall da Fama em uma cerimônia anual — que já premiou de Ray Charles, B.B. King e The Beatles até Nirvana e Gun’s and Roses.
band.uol.com.br