A Polícia Civil de Botucatu (SP) cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de integrar uma organização criminosa digital que aplicava golpes financeiros por meio de canais no YouTube.
A ação faz parte da terceira fase da Operação “Falso Profeta”, coordenada pela Polícia Civil do Distrito Federal, que investiga um esquema que teria feito mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior.
Nesta fase foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão contra os principais membros do grupo em atividade no Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina.
O alvo dos mandados em Botucatu foi identificado como um dos youtubers mais influentes a serviço do grupo criminoso. Natural de Santos (SP), o suspeito mora na cidade há cerca de um ano.
Na casa dele, os policiais apreenderam documentos, computadores, tablets e pen drives com informações e arquivos que teriam sido usados nos golpes.
Além das apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de valores e a suspensão do uso de redes sociais por parte dos investigados.
Entenda o esquema
A investigação aponta que a organização era composta por pastores que induziam fiéis a acreditarem que estavam “abençoados” a receber grandes quantias em dinheiro.
O grupo usava uma teoria conspiratória conhecida como “Nesara Gesara” e prometia retornos financeiros exorbitantes, incluindo a promessa de que um depósito de R$ 25 poderia render um “octilhão” de reais.
Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de valores e a suspensão do uso de redes sociais por parte dos investigados.
Por g1
O antepasto italiano nessa versão, nada mais é do que uma delícia que reúne legumes…
No segundo mês do ano, ocorre o Fevereiro Laranja, uma campanha voltada para conscientizar a…
O mercado de coworkings no Brasil apresentou um crescimento de 20% em 2024, de acordo…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter em fevereiro a bandeira verde, a…
Sabe aqueles tempos em que sair para dançar até o sol raiar era o programa…
Apoiado por partidos governistas, de centro e da oposição, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi…
Este site faz uso de cookies.