Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

newton 8
Newton Lima participa de Roda de Samba no Espaço Múltiplo

Candidato a prefeito reafirma compromisso de criar a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Especial de Promoção da Integridade Racial

O candidato a prefeito, Newton Lima (PT) e seu vice Marcos Martinelli (PSD) – da Coligação “São Carlos Merece o Melhor” (PT, PC do B, PV, PSD, PSB, PSol e União Brasil) – participaram, na noite de terça-feira (27), de uma mais que animada Roda de Samba com boa música e muita conversa sobre política cultural.

Acompanhado da sua esposa Adriana Vasconcelos Lima, Newton Lima aproveitou o encontro para expor as suas propostas e ouvir as sugestões e reivindicações do público presente. Newton reafirmou o compromisso de criar duas secretarias municipais de caráter estruturante, segundo ele: a de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Especial de Promoção da Integridade Racial.

“Elas vêm ao encontro de algo que está muito forte no nosso programa de governo que é criar as estruturas para que essas políticas públicas de raça e de gênero, de cultura e de arte se encontrem num espaço de diálogo, de construção e de produção de conteúdo. É o momento de transformarmos, de avançarmos na questão cultural para entendermos que hoje a cultura pode ser lazer, mas pode também ser uma atividade econômica”, dimensiona.

O candidato a prefeito enfatizou ainda que irá implantar o Bolsa-Artista, a exemplo do Bolsa-Atleta criado em seu primeiro governo (2001-2004). “Objetivo é apoiar os artistas de todos os gêneros e áreas de atuação por meio de editais”, frisou.

Newton Lima lembra que hoje a cultura atua anexa à Secretaria de Esporte. “Não tem coisa mais ignorante, mais inconcebível do que fazer uma bobagem como essa. A cultura vai ter espaço próprio no nosso governo. Ela vai ganhar um novo status para poder responder a todas essas questões de bolsa-artista, cachê, cursos e projetos educacionais para crianças”, exemplifica.

DIÁLOGO

O candidato a prefeito também assumiu o amplo compromisso de dialogar com todos os envolvidos na proposta para chegar ao melhor consenso possível sobre a abrangência de atuação de ambas as secretarias.

“Nós andamos 15 meses na cidade, com o Participa São Carlos, olhando os problemas presentes em todos os bairros e distritos para podermos sentir o estágio em que as coisas estão destruídas, degradadas, desmontadas nos programas que já foram importantes na arte e cultura. São Carlos já foi a 9ª cidade que mais investiu em ações culturais no País, em 2008, último ano do nosso governo. Vamos retomar os projetos. O povo voltará a ter voz ativa para apontar as suas prioridades no nosso futuro governo”, exemplifica.

CENTRO ODETTE DOS SANTOS

Newton Lima também lembrou a inauguração, em novembro de 2006, mês da Consciência Negra, do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, uma iniciativa pioneira do poder público de criar um novo equipamento cultural aberto à comunidade, oferecendo cursos, palestras e outras atividades relacionadas à arte e cultura. Projetado para atender a diversidade artística e cultural de São Carlos, o Centro de Cultura possui espaços temáticos onde podiam ser desenvolvidas ações e projetos como a Sala de Africanidades, o Espaço Hip-Hop e a Sala Expositiva de Artes. O Centro também está dotado de auditório, sala de audiovisual e sala de dança (Projeto Dançar).

O Centro, aberto em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar, homenageia uma importante figura do movimento negro de São Carlos, Odette dos Santos, conhecida como a “dama do samba”.

“O Centro foi inaugurado no meu governo, tendo a sua sede próximo da Praça do Conde (rua Dona Alexandrina, 844, esquina com a rua 13 de Maio). Antes, historicamente, não havia a rua Conde do Pinhal. Era o Palacete e o Jardim do Conde, vizinho a Catedral”, lembra.

“Infelizmente, o Centro Odette dos Santos foi abandonado pelo governo municipal que não se preocupa em organizá-lo, não faz eventos, não promove debates, fica praticamente morto. Nós vamos revitalizar esse espaço”, anuncia.

FLOR DE MAIO

Newton Lima rememorou a fundação do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, hoje um espaço centenário em São Carlos, como a primeira experiência da comunidade negra, sem qualquer participação do poder público. “O Flor de Maio faz parte da heroica resistência da raça negra na nossa cidade. É ótimo retomar o Flor de Maio que havia descarrilhado, saído do seu caminho. Essa é uma conquista recente. O prédio era para ir a leilão para pagar dívidas acumuladas”, relata.

“Através de uma mobilização muito importante da comunidade negra, contando com o apoio da deputada estadual Thainara Faria (PT), que colocou seu time para ajudar o Flor de Maio e encontrar soluções jurídicas para evitar que o prédio fosse a leilão, saímos vitoriosos”, prossegue.

“Agora o Flor de Maio abrirá uma CNPJ, vai equacionar o pagamento da dívida, organizar a sua prestação de contas e ter uma gestão sólida e transparente para que o poder público possa colocar dinheiro em projetos que multipliquem ações à comunidade (salas de aula, palcos para aprendizado de crianças e jovens)”.

SAMBA DO TRABALHADOR

Newton Lima também ouviu a reivindicação de integrantes do ‘Samba do Trabalhador’, movimento que organizava uma reunião de pessoas para entretenimento na região da Praça do Mercado, sem o apoio do poder público, sempre nas noites de sexta-feira. “Tínhamos o dono de uma sorveteria que nos cedia o uso dos sanitários, quando preciso. Ele faleceu e nós perdemos essa gentileza, o que acabou com nossa roda de samba”, conta o porta-voz do grupo.

“Adorei o nome. Para começo de conversa não sabia da existência do Samba do Trabalhador. Vamos firmar uma parceria para atender essa reivindicação até porque precisamos mesmo revitalizar o Centro”, afirma Newton.

VIVA CENTRO

Marcos Martinelli, responsável também por desenvolver a iniciativa Cidades Inteligentes, aproveitou a oportunidade para anunciar a existência do projeto Viva Centro. “O Newton Lima colocou no nosso programa o sentido, a necessidade de que o Centro Histórico não pode ser ignorado porque é um patrimônio da nossa cidade. Nós precisamos recuperar e revitalizar o Centro. Todo projeto nesse sentido nos será sempre bem-vindo”.