© Getty
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a defender a “regulamentação imediata” das redes sociais. “É necessária uma regulamentação minimalista. Ninguém quer dizer o que eles podem ou não colocar (nas redes), ninguém quer definir o que é notícia verdadeira. O que se pretende é transparência nos critérios algorítmicos”, afirmou no Fórum de Lisboa.
O ministro disse ainda que o que ele chama de “novo populismo digital extremista” atua com “conivência total” das redes sociais. “Se, no Brasil, as big techs podem dizer que antes do dia 8 de janeiro não sabiam que estavam sendo instrumentalizadas, depois do dia 8, é impossível”, afirmou. “O maior perigo ao estado democrático de direito é a instrumentalização das redes sociais por grupos extremistas. A extrema direita soube aproveitar as redes sociais para criar bolhas em relação a esses discursos de ódio, e a partir dessas bolhas, tentar capturar a vontade do eleitor”, disse Moraes
Alexandre relatou que fez “inúmeras reuniões com big techs” e que, em uma delas, questionou os representantes das plataformas sobre como fazem para retirar rapidamente postagens com pedofilia, pornografia infantil e violação a direitos autorais. “Eles disseram que 92% eles retiram antes de ter um like”, disse o ministro, que defendeu ser “tecnologicamente” possível a moderação dos conteúdos.
Moraes teria questionado, então, por que as redes sociais não fazem isso com discursos de ódio. “Várias delas disseram: se todo mundo fizer, nós fazemos. Se não, não. Por quê? É uma questão econômica”, afirmou o magistrado, que era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até maio deste ano.
O julgamento que discute a responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos publicados pelos usuários deve ser retomado em agosto, segundo o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso.
ESTADAO CONTEUDO
taxa de mortalidade das crianças de até quatro anos entre indígenas no Brasil é mais…
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que no próximo domingo (10/11), o…
Um deserto na Arábia Saudita ficou coberto de neve pela primeira vez na história. O…
Um furto foi registrado nas dependências da Paróquia São Sebastião, localizada no centro de São…
Em 2024 já foram registradas 29.553 notificações para Dengue, com 16.179 casos positivos, sendo 15.448…
A Estação Ferroviária de São Carlos (Estação Cultural), recebe neste domingo (10/11), o 2º Festival…
Este site faz uso de cookies.