Brasil

Ministério Público revela que Netinho de Paula pegou empréstimos com agiota do PCC

© Divulgação

O cantor e ex-vereador Netinho de Paula foi mencionado em uma denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por ter realizado empréstimos com Ademir Pereira de Andrade, apontado como agiota e operador financeiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Embora Netinho não seja alvo direto da investigação, seu nome surgiu durante apurações que resultaram na denúncia de 12 pessoas, incluindo Ademir e oito policiais civis, por crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, corrupção e associação com a facção criminosa.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Ademir era referido por Netinho como “Banco da Gente”. Conversas obtidas após a quebra de sigilo telemático do celular de Ademir revelam que o cantor solicitou empréstimos de valores expressivos. Em uma mensagem de 12 de maio de 2023, Netinho escreveu: “As questões dos juros eu vou pagando para você o que for dando aí, pode ficar tranquilo tá bom?”.

Além das transações financeiras, as mensagens indicam que Netinho e Ademir discutiram estratégias para beneficiar membros do PCC detidos na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), como os líderes conhecidos como Décio Português e Fuminho. Entre julho e agosto de 2023, o cantor enviou anexos contendo informações sobre inspeções do Ministério dos Direitos Humanos em presídios e visitas técnicas da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para apurar denúncias de violações de direitos na referida penitenciária.

Em resposta às alegações, Netinho afirmou que conhece Ademir há oito anos e que o mesmo é seu fã. O artista mencionou ter sido contratado para apresentações por Ademir e admitiu ter realizado operações financeiras e empréstimos com ele, mas declarou surpresa ao descobrir o envolvimento de Ademir com atividades ilícitas.

O MP-SP solicitou que os acusados na denúncia restituam ao menos R$ 40 milhões pelos danos causados pelos crimes, incluindo ressarcimento por danos morais coletivos e sociais. A Justiça de São Paulo avaliará se aceita a denúncia para dar prosseguimento às investigações.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Dilma Rousseff é internada na China após mal-estar e cancela agenda internacional

A ex-presidente do Brasil e atual líder do Banco do Brics, Dilma Rousseff, foi hospitalizada…

1 hora atrás

Prefeitura entrega reforma e ampliação da USF Jockey/Guanabara

O prefeito Netto Donato e o vice-prefeito Roselei Françoso, juntamente com o secretário de Saúde,…

2 horas atrás

Caso Luisa Baptista: Justiça Convoca Testemunhas para Júri Popular

A Justiça de São Carlos intimou a defesa e a acusação no caso da triatleta…

3 horas atrás

Aumento alarmante de desmatamento afeta a Amazônia e áreas protegidas em janeiro de 2025

Em janeiro de 2025, o desmatamento na Amazônia Legal aumentou 68%, atingindo 133 km², o…

4 horas atrás

Homem não aceita fim de relacionamento e agride ex-companheira na madrugada

Na madrugada do primeiro dia da semana, uma mulher de 37 anos foi agredida na…

4 horas atrás

Homem ateia fogo na própria residência

Na tarde desta segunda-feira, um incidente mobilizou moradores da Rua Armando Biason, no Abdelnur. Um…

5 horas atrás

Este site faz uso de cookies.