Política

Mario Casale define Cultura e Esporte como vetores de inclusão e desenvolvimento

Mario Casale define Cultura e Esporte como vetores de inclusão e desenvolvimento

Tratados como pilares fundamentais de seu Plano de Governo, a Cultura e o Esporte são essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, vibrante e consciente de suas raízes, analisa o candidato a prefeito de São Carlos, Mario Casale (Novo). “As atividades culturais e esportivas promovem a coesão social, a saúde e o desenvolvimento econômico de uma cidade”, explica. “Nós vamos aumentar drasticamente o uso de leis de incentivo para promoção de atividades culturais e esportivas”, complementa.

No âmbito cultural, Casale propõe um conjunto de ações que visam não só a valorização dos artistas locais, mas também o fortalecimento da identidade cultural da comunidade. “Nossa meta é promover a leitura, a criatividade e as artes desde a primeira infância, implementando programas educacionais voltados para essas áreas nas escolas e nas atividades extracurriculares”, destaca o candidato do Novo.

Entre as propostas, está o aumento significativo no uso de leis de incentivo à cultura, a promoção de novos espaços artísticos por meio de parcerias público-privadas e a revitalização dos equipamentos existentes. “Temos que expandir a oferta de eventos culturais e festivais que celebrem a pluralidade de São Carlos, como o tradicional Festival Chorando Sem Parar”, informa Casale. “Esses projetos atraem tanto o público local quanto turistas, estimulando assim a economia criativa”, define.

Para a área esportiva, o Plano de Governo do Novo apresenta um plano ambicioso que busca democratizar o acesso à prática esportiva em todas as faixas etárias, com especial atenção para crianças e idosos. A proposta inclui o fortalecimento do esporte no ambiente escolar com o objetivo de integrar a educação física ao contraturno e o fomento de parcerias com o setor privado para ampliar a prática desportiva.

Entre as ações previstas, destaca-se o projeto Força Competitiva, cuja proposta desenvolve uma plataforma digital que pretende facilitar a busca e matrícula em atividades esportivas municipais, além da expansão das competições multiesportivas entre escolas públicas e privadas. “Nossa estratégia é identificar e apoiar talentos esportivos nas escolas, oferecendo recursos e oportunidades para o desenvolvimento atlético”, explica o candidato.

Casale pretende ainda estabelecer parcerias com o terceiro setor e escolas esportivas privadas para garantir que as infraestruturas esportivas estejam acessíveis a toda a população, incluindo subsídios ou bolsas para famílias de baixa renda. “Precisamos organizar e promover suporte aos torneios e campeonatos municipais, cujo processo pode garimpar um diamante olímpico como Maurren Maggi, Carla Moreno, Nelson Prudêncio, entre outros”.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Prêmio Capes de Tese distingue três trabalhos da UFSCar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados preliminares do…

4 horas atrás

Maurren Maggi, campeã olímpica, desiste de A Fazenda 16

Maurren Higa Maggi, ex-atleta e maior nome do atletismo feminino brasileiro, desistiu de participar de…

4 horas atrás

Vacina contra a dengue continua com baixa adesão em São Carlos

O Departamento de Vigilância em Saúde comunica que a vacina Qdenga, contra a Dengue, continua…

4 horas atrás

Assistência Social de Ibaté incentiva participação de famílias em vulnerabilidade em processo seletivo

O Centro Cultural de Ibaté será o local para a realização de um processo seletivo…

5 horas atrás

Fesc implanta projeto de sustentabilidade com construção de cisterna para reúso de água

A Fundação Educacional São Carlos (FESC), sob a gestão do presidente Eduardo Cotrim, deu um…

5 horas atrás

Eixo SP amplia estrutura de apoio a caminhoneiros

Desde o início da concessão, em junho de 2020, a concessionária Eixo SP tem investido…

5 horas atrás

Este site faz uso de cookies.