Livro apresenta pela 1ª vez a riqueza de vaga-lumes da Mata Atlântica

VAGA
Livro apresenta pela 1ª vez a riqueza de vaga-lumes da Mata Atlântica

Obra contempla quarenta anos de estudos conduzidos por pesquisador da UFSCar

O professor Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está lançando o livro “Vaga-lumes e outros insetos bioluminescentes da Mata Atlântica: Biodiversidade, Importância Biotecnológica e Ambiental”, pela editora Dialética.

O livro é o resultado de quatro décadas de estudos conduzidos por Viviani com esses insetos, apresentando pela primeira vez no Brasil e no mundo, a riqueza de vaga-lumes da Mata Atlântica, seus aspectos biológicos e ecológicos, bem como aspectos bioquímicos de sua bioluminescência e as aplicações bioanalíticas desenvolvidas pelo autor e seu grupo com as luciferases (as enzimas que transformam energia química em energia luminosa).

“Vaga-lumes são símbolos bioluminescentes da nossa biodiversidade noturna. Seus sinais luminosos são utilizados para fins de comunicação e reprodução, embelezando as nossas noites de campo. As substâncias luminescentes e informações genéticas isolados desses enigmáticos organismos trouxeram importantes informações para a ciência, e beneficiaram a humanidade através de inúmeras aplicações analíticas nos campos biomédico, ambiental e industrial”, afirma Viviani.

O Brasil é o país com a maior diversidade de vaga-lumes do mundo. Apesar de sua riqueza e de sua importância científica e biotecnológica, pouca atenção tem sido dada a esse fascinante grupo de insetos no Brasil. O livro apresenta, pela primeira vez, a riqueza de espécies de vaga-lumes e outros insetos bioluminescentes que ocorrem na Mata Atlântica do estado de São Paulo. 

“Apresento primeiramente o que é a bioluminescência, em que organismos ela ocorre, como é gerada por reações bioquímicas e para que finalidades é utilizada. Em seguida, abordo a diversidade e os aspectos gerais da biologia, e a ecologia das principais espécies encontradas nesse bioma. Finalmente, destaco a importância científica e ambiental dos vaga-lumes, e a aplicação biotecnológica dos seus reagentes químicos, luciferina e luciferase”, descreve o pesquisador.

“Com esse livro, espero mostrar por que os vaga-lumes são importantes símbolos da nossa biodiversidade, cuja preservação e investigação podem trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, conclui Viviani.

O livro “Vaga-lumes e outros insetos bioluminescentes da Mata Atlântica: Biodiversidade, Importância Biotecnológica e Ambiental” pode ser encontrado no site da editora Dialética, em loja.editoradialetica.com.