Política

Indiciamento de Bolsonaro tem mais apoio do que críticas nas redes, mostra pesquisa

© Getty

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado em investigação nas Operações Tempus Veritatis e Contragolpe é aprovada por três a cada quatro postagens opinativas nas redes sociais. Levantamento do instituto de pesquisa Nexus com a análise de 3,8 publicações no Instagram, Facebook e X (antigo Twitter), entre quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, mostra ainda que 28% de todos as postagens, entre noticiosas e opinativas, foram favoráveis ao indiciamento.

Na quinta-feira, a PF divulgou o relatório final das investigações e atribuiu ao ex-chefe do Executivo, militares de alta patente e aliados os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Somadas, as penas máximas previstas para esses delitos chegam a 28 anos de prisão.

O levantamento da Nexus nas redes sociais mostra que, entre os posts que somam quase 95% do engajamento, 28% apoiam a atuação da Polícia Federal, 9% são contra e 63% são neutros. Entre os posts que expressam algum posicionamento, três a cada quatro (75%) são favoráveis ao indiciamento de Bolsonaro. Outros 25% são contrários.

Foram analisadas publicações no X, Facebook e Instagram, entre 00h do dia 21 e 10h do dia 22 de novembro. As postagens do X indicam o maior porcentual de aprovação do indiciamento, com 46% a favor, seguido por 37% neutros e 18% contrários.

Já no Instagram prevaleceu a neutralidade (82%), seguida por 17% a favor e apenas 2% contra. O cenário é semelhante ao encontrado pelo instituto nas publicações no Facebook: 70% das publicações neutras, 21% favoráveis ao indiciamento e 9% contrárias.

O estudo avaliou o teor das 120 publicações que mais engajaram em cada uma das três redes sociais analisadas. Foram 360 publicações que representam quase 95% de todo o engajamento (reações, comentários e compartilhamentos) registrado no ambiente digital no período.

O pico de publicações e reações sobre o tema ocorreu entre 15h30 e 16h, pouco tempo após a informação ser divulgada pela Polícia Federal, por volta das 15h.

ESTADAO CONTEUDO

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Departamento de fiscalização realiza operação Natal

O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano está intensificando o…

2 horas atrás

Cemac realiza mostra de trabalhos das oficinas artísticas

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Artes e Cultura, realiza…

2 horas atrás

Santa Casa realiza ações em apoio ao Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade

Neste mês de novembro, a Santa Casa de São Carlos reforçou sua participação no Novembro…

3 horas atrás

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

Pouco antes de morrer, Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida como Jhei Soares nas…

3 horas atrás

Ministro diz que embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reagiu com indignação à decisão do Carrefour na França…

3 horas atrás

Eleição para a escolha dos novos membros do conselho municipal de saúde já começou

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciaram na…

3 horas atrás

Este site faz uso de cookies.