Cidade

Impactos da Temperatura e Crise Hídrica: Cidades da Região Enfrentam Calor Intenso e Queimadas

Impactos da Temperatura e Crise Hídrica: Cidades da Região Enfrentam Calor Intenso e Queimadas

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

Por se tratar de um registro muito antigo, há algumas dúvidas se essa temperatura foi mesmo tão alta assim. Até porque o recorde não chegou a ser duplamente verificado.

Segundo os cientistas, a razão de tanto calor é o aquecimento global.

A culpa disso tudo é, sobretudo, das emissões de gases de efeito estufa causadas pela queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, que retêm o calor em nossa atmosfera.

Já no caso de 2024, as cidades da região de São Carlos, como Ibaté e Araraquara, as temperaturas já superaram a casa dos 35ºC. São Carlos e as cidades entorno sofrem há 120 dias sem chuva já provocam a pior crise hídrica dos últimos 15 anos.

Sobre o Abastecimento Público de Água em Araraquara

Em Araraquara, 35% de toda água distribuída pelo Daae vem de rios existentes no município e, com a pouca quantidade de chuva registrada nestes oito primeiros meses do ano, as represas de duas, do total de três captações, apresentam reflexos da seca severa, com a redução significativa de volumes. Com as previsões e perspectivas de pouca chuva até o final de setembro e a nova onda de calor esperada, a situação dos reservatórios superficiais de água podem sofrer uma piora, impactando diretamente no abastecimento público de usuários do serviço.

Vamos manter a atenção ao consumo de água. Colabore com a cidade e o meio ambiente. Lembre-se, economize e evite o desperdício usando a água potável de forma racional.

Abastecimento de Água em Ibaté

A Prefeitura de Ibaté, em conjunto com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), faz um importante pedido à população para o uso consciente da água durante o atual período de estiagem. Embora o abastecimento de água esteja normal, a colaboração de todos é essencial para evitar desperdícios e garantir que o consumo seja sustentável até o retorno das chuvas, previsto apenas após o dia 18 de setembro, segundo o site climatempo.com.br.

Com o baixo volume de chuvas registrado nos últimos meses, os poços que abastecem a cidade estão operando com menor capacidade. Por isso, é fundamental que todos façam sua parte, adotando medidas de economia e evitando o uso excessivo de água em atividades que podem ser adiadas ou realizadas de forma mais eficiente.

Abastecimento de Água em São Carlos

O Centro de Captação do Espraiado, responsável pelo abastecimento de 11% de toda a água consumida em São Carlos inteira, há uma redução considerável na vazão e, consequentemente, na captação. Como o córrego está muito baixo, apenas uma das três bombas faz a sucção porque não há quantidade suficiente de água no córrego que permita a operação das três bombas. Junto a este problema básico, existem outros dois que causam grande impacto: as elevadas temperaturas, ao redor de 35 graus, e as sucessivas queimadas, que aumentaram 78% em 2024, não dão trégua e fazem com que as pessoas usem a água potável para lavar calçadas e quintais para limpar a sujeira provocada pela fuligem.

O que fazer neste tempo seco e quente?

• Reduza o tempo de banho: Economize água diminuindo a duração do banho, especialmente em duchas com grande vazão.

• Desligue a torneira ao escovar os dentes e ao lavar a louça: A prática de fechar a torneira durante essas atividades pode economizar dezenas de litros por dia.

• Aproveite a água da máquina de lavar: Use a água do último ciclo de enxágue para limpar áreas externas ou lavar pisos.

• Faça manutenção em torneiras e encanamentos: Conserte vazamentos assim que forem detectados. Pequenos vazamentos podem desperdiçar litros de água sem que percebamos.

• Adote dispositivos de economia: Redutores de fluxo em torneiras e chuveiros são uma maneira eficaz de diminuir o consumo de água sem perder o conforto.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Prefeitura realiza audiência pública na Câmara Municipal para elaboração da loa 2025

Com o objetivo de ter responsabilidade social, transparência e respeito ao cidadão, a Prefeitura Municipal…

3 horas atrás

MP vai investigar quem são os culpados pelo incêndio na região da LATAM

O incêndio na região da LATAM em São Carlos, que destruiu uma área significativa e…

4 horas atrás

Moradores do Salto do Monjolinho reclamam da falta de iluminação: “São mais de 60 postes apagados”, questionam a CPFL

Os moradores do bairro Salto do Monjolinho, em São Carlos, estão enfrentando uma grave situação…

5 horas atrás

Netto apresenta programa “Campo Seguro” aos produtores rurais

A campanha de Netto Donato (PP) para prefeito de São Carlos continua levando um grande…

7 horas atrás

Criminoso condenado por homicídio é capturado na Santa Casa de São Carlos

Na tarde de quinta-feira (12), um homem de 24 anos, condenado por homicídio, foi capturado…

8 horas atrás

Longa e rara história de amor: Casal comemora 73 anos de casado

José Lourenço Filho e Aparecida Gonçalves Lourenço. Ela com 92 anos, ele com 94 anos.…

9 horas atrás

Este site faz uso de cookies.