Ibaté

IBATÉ| Setembro Amarelo na Escola Profa. Neusa Milori

IBATÉ| Setembro Amarelo na Escola Profa. Neusa Milori

A Escola Municipal Profa. Neusa Milori Freddi promoveu uma semana de atividades especiais com as crianças, utilizando o “Setembro Amarelo” para conscientizá-las sobre o impacto das palavras e atitudes.

Para iniciar a reflexão, os alunos ouviram a história das Ilhas de Salomão, onde, segundo a tradição, os habitantes não cortam as árvores, mas se reúnem ao redor delas e proferem palavras negativas até que as árvores percam a vida. Após ouvirem a história, as crianças participaram de uma conversa sobre o poder das palavras.

Em seguida, foram divididos em três grupos, cada um com uma missão específica. Um grupo escreveu palavras que edificam e ajudam, o segundo registrou palavras que trazem tristeza e vergonha, e o terceiro grupo foi instruído a não realizar nenhuma ação, representando a indiferença.

Para reforçar o aprendizado, os alunos se posicionaram em frente a três potes de água, cada um correspondente a um grupo de palavras. Diante de um dos potes, foram lidas palavras positivas; diante do segundo, palavras negativas; e o terceiro pote foi simplesmente ignorado. Após essa etapa, os potes foram levados ao freezer, e no dia seguinte, os alunos observaram os cristais formados pela água congelada. Esse momento foi registrado em fotos, que serão reveladas para que as crianças possam ver o resultado de perto.

Em uma atividade complementar, as crianças utilizaram um microscópio para examinar os cristais de gelo formados nos diferentes potes, proporcionando uma análise mais detalhada dos efeitos das palavras. Para concluir o projeto, uma nova experiência foi proposta, desta vez com arroz em potes, onde novamente serão usadas palavras positivas e negativas. Essa atividade, com efeitos a longo prazo, servirá como mais uma oportunidade para conversar sobre o impacto contínuo que nossas palavras e atitudes podem ter na vida das pessoas.

Essas ações visam mostrar de forma lúdica e educativa como a empatia e o cuidado com o próximo podem transformar realidades, reforçando valores importantes para as crianças.

“A educação vai muito além de ensinar matérias em sala de aula. Ações como essa, realizadas pela Escola Profa. Neusa Milori Freddi, mostram como podemos cultivar valores fundamentais nas nossas crianças, como o respeito, a empatia e o poder das palavras. Quando os alunos vivenciam experiências que demonstram de forma prática os efeitos das palavras e atitudes, aprendem de maneira profunda e verdadeira sobre o impacto que podem ter no mundo ao seu redor. Essas atividades não apenas ensinam, mas tocam o coração e formam cidadãos mais conscientes e gentis. Estamos plantando sementes de bondade e respeito que, com certeza, florescerão ao longo de suas vidas,” apontou Danielle Beatriz Silva Garcia Chaves, Secretária Municipal de Educação de Ibaté.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

J.G. e Ponte Preta vão para a fazer a final do Campeonato Amador

A disputa pela final do Campeonato Amador está definida. As equipes Ponte Preta e J.G.…

4 horas atrás

Solicitação do vereador Malabim de quadra poliesportiva é atendida na praça Recanto das Flores

O Vereador Malabim protocolou junto a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano o Ofício de…

4 horas atrás

Avenida Comendador Alfredo Maffei vai receber 1,5 km de ciclovia

Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana para pedestres, conquistar ganhos socioambientais, estimular a ampliação…

4 horas atrás

Prefeitura de São Carlos abre concurso para professor

A Prefeitura de São Carlos publica na edição desta terça-feira (17/09), do Diário Oficial do…

5 horas atrás

Dupla é detida com drogas no Bela Vista

Nesta segunda-feira, durante uma operação de patrulhamento preventivo pela Equipe Canil da Guarda Municipal, dois…

5 horas atrás

Advogado de Milton César Magalhães solicita redução de pena após condenação em júri popular

A defesa de Milton César Magalhães anunciou que vai recorrer da sentença de 10 anos…

8 horas atrás

Este site faz uso de cookies.