Ibaté

Ibaté engaja na luta contra a violência doméstica no “Agosto Lilás”

Ibaté engaja na luta contra a violência doméstica no “Agosto Lilás”

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social, está promovendo, durante todo o mês de agosto, a campanha “Agosto Lilás”. Esta iniciativa tem como objetivo principal combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, impulsionando a divulgação e eventos focados em políticas públicas de apoio às mulheres em situações de violência.

Durante o “Agosto Lilás”, serão realizadas diversas atividades e ações orientativas, com o objetivo de aumentar a conscientização da sociedade sobre essa questão tão crucial. A campanha busca também fomentar debates e propor reflexões que possam gerar mudanças efetivas na proteção e no acolhimento das vítimas, além de incentivar o fortalecimento das redes de apoio e serviços especializados disponíveis no município.

O mês de agosto foi selecionado para essa campanha por sua conexão com a data de aprovação da Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei ‘Maria da Penha’, que criminaliza a violência contra a mulher e sugere estratégias para prevenir, enfrentar e punir tal violência. A Lei Maria da Penha – 11.340/2006 – tornou-se um símbolo da luta e combate à violência de gênero, sendo dedicada há mais de trinta anos a combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela identifica cinco tipos de violência que podem ocorrer: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

“É com grande responsabilidade que a Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social se envolve na campanha “Agosto Lilás”. Entendemos que a violência doméstica e familiar contra as mulheres é um problema grave que precisa ser enfrentado com ações concretas e uma ampla conscientização da sociedade durante este mês, promoveremos atividades e debates que visam não apenas alertar sobre essa realidade, mas também oferecer apoio e orientação às mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade. Nosso objetivo é fortalecer as redes de proteção e garantir que todas as mulheres em Ibaté tenham acesso às informações e aos serviços necessários para romper com o ciclo de violência. Acreditamos que, através do diálogo e da união da comunidade, podemos avançar na construção de um ambiente onde o respeito e a dignidade sejam assegurados a todas as mulheres”, finalizou a secretária adjunta de Assistência Social de Ibaté, Amanda Affonso.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Pedágio entre São Carlos e Ribeirão Preto ficarão mais caros

A partir da zero hora deste sábado, 23 de novembro, as tarifas de pedágio das…

48 minutos atrás

Dra. Andrea Izilda é eleita a nova presidente da OAB São Carlos

Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo…

2 horas atrás

Viatura policial e mais dois veículos se envolvem em acidente na Av. Getúlio Vargas

Na manhã desta sexta-feira (22), uma colisão envolveu uma viatura policial e dois veículos ocorridos…

3 horas atrás

SAAE: Gabarito Definitivo Retificado dos Cargos de Nível Superior já encontra-se disponível

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) comunica que o Gabarito…

3 horas atrás

Vôlei feminino: Uma virada de ouro com direito a título para a UFSCar na Copa AVS/Smec

A 9ª Copa AVS/Smec tem uma campeã inédita: A UFSCar. Em uma partida recheada de…

3 horas atrás

Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…

3 horas atrás

Este site faz uso de cookies.