Política

Guarda Municipal de São Carlos recebe equipe técnica do estado para integração do sistema muralha paulista

Guarda Municipal de São Carlos recebe equipe técnica do estado para integração do sistema muralha paulista

O Sistema Muralha Paulista entrou em operação na quarta-feira (12/02) em São Carlos, que se tornou o primeiro município fora da capital paulista a utilizar o reconhecimento facial para reforçar a segurança pública. Para marcar o início da integração, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Segurança Pública esteve na cidade.

A adesão ao programa foi alinhada na última segunda-feira (10/02), em reunião realizada na capital paulista entre o prefeito de São Carlos, Netto Donato, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e o deputado federal Maurício Neves. O encontro definiu os últimos detalhes para a integração efetiva da cidade ao programa.

Criado pelo governador Tarcísio de Freitas, o Muralha Paulista tem como objetivo aumentar o monitoramento por meio de câmeras de segurança integradas a sistemas digitais da polícia. O programa visa restringir a mobilidade criminal e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos. O sistema conta com soluções tecnológicas avançadas, operando em nuvem e com inteligência artificial, conectando câmeras em todo o estado às forças de segurança.

O sistema também possibilita o acesso a bancos de dados para consulta de cadastros de entregadores, atuando na prevenção de golpes; na verificação do IMEI de celulares; conferência de registro de armas; consulta de empresas em bases nacionais; e apoio à Operação Delegada e análise de cenas de uso.

O Muralha Paulista está integrado ao sistema Cortex, que reúne uma base de dados nacional e é operacionalizado pelo centro de fusão de dados (“fusion center”) da Secretaria de Segurança Pública. Com essa tecnologia, é possível reconhecer procurados pela Justiça, identificar veículos furtados ou roubados e localizar pessoas desaparecidas.

O secretário Michael Yabuki destacou a importância do programa para a atuação da Guarda Municipal. “A partir de hoje, os Guardas Municipais de São Carlos contarão com a integração do sistema de detecção de placas e reconhecimento facial. Os alertas serão enviados em tempo real para os dispositivos móveis dos agentes, que também poderão utilizar o aplicativo para identificação de indivíduos por meio de fotos capturadas no momento da abordagem”, explicou.

Segundo o secretário Guilherme Derrite, São Carlos foi escolhida para ser pioneira na implantação devido ao trabalho da Guarda Municipal e à tecnologia já utilizada no município. “A iniciativa permitirá que a Guarda Municipal receba sinais de alerta em tempo real, contribuindo significativamente para o combate ao crime e a segurança da população”, afirmou.

O Comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, destacou como o sistema impacta e agiliza o trabalho dos agentes da Guarda Municipal. “Foi liberado o sistema de uma maneira mais ampla, com uma ferramenta muito mais ampla, onde o agente da Guarda Municipal vai poder ter acesso tanto no centro de sistema operacional, quanto in loco, na rua, para poder fazer as consultas”. E completou: “O agente tem, através dessa ferramenta, uma base de dados que é assertiva, e vai conseguir ver em tempo real a situação criminal de uma pessoa que pode ter se envolvido em algum tipo de crime, ou um veículo que, por muitas vezes, possa estar envolvido também em alguma situação criminal. A gente vai ter uma agilidade naquela resposta quanto ao atendimento ao público”. 

Durante o evento de integração do programa em São Carlos, o Prefeito Netto Donato reafirmou seu compromisso com a segurança pública. “Dentro das prioridades que nós temos no nosso plano de governo, eu sempre ressaltei três: a limpeza da cidade, o combate às enchentes e segurança pública. E é isso nós já estamos fazendo desde o primeiro dia. Hoje, nem dois meses de governo, nós já estamos anunciando a integração do Muralha Paulista aqui no Município de São Carlos. O primeiro município do estado de São Paulo a receber essa integração. É assim que a gente vai construir o nosso escudo são-carlense, com todas as tecnologias necessárias para dar mais segurança pra você”, concluiu o Prefeito.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Vereador Edson Ferraz Reitera Pedido ao Prefeito e Secretários sobre Segurança, Limpeza e Iluminação do Parque São José

vereador Edson Ferraz, após protocolar um requerimento na Câmara Municipal, recebeu resposta da prefeitura sobre…

1 hora atrás

É registrado furto de torneiras no Cica da Dom Pedro com Geminiano

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que na madrugada…

2 horas atrás

Santa Casa e Prefeitura de São Carlos promovem treinamento para crianças da rede pública sobre prevenção do AVC

A Santa Casa de São Carlos realizou um encontro com a Prefeitura Municipal para discutir…

4 horas atrás

Uno Mille é furtado na região central de São Carlos

Na noite de ontem (24), um furto de veículo foi registrado na esquina da Rua…

4 horas atrás

Terror: ‘O Macaco’ deve arrecadar US$ 17 milhões e bater recordes de bilheteria

Segundo o site Deadline, estimativas recentes apontam que o filme de terror ‘O Macaco’, baseado…

5 horas atrás

Carro queimado é encontrado no Balneário do 29 em São Carlos; polícia investiga o caso

Na manhã desta terça-feira (25/02), um carro queimado foi encontrado na estrada do Balneário do…

5 horas atrás

Este site faz uso de cookies.