O bairro ArcoVille, em São Carlos, tem vividos momentos de tensão e insegurança devido a uma onda de furtos e roubos que vem tirando o sossego dos moradores. Em meio ao aumento de casos, a atitude de um morador chamou a atenção: em um gesto de desabafo e desespero, ele escreveu em letras grandes no muro de sua casa a frase: “Sr. Ladrão, já fomos assaltados 2 vezes. Por gentileza, não entre mais, já levou tudo de valor! Não há mais nada!”.
A mensagem ilustra a sensação de vulnerabilidade que tomará conta da comunidade. O autor do recado, que preferiu não se identificar, explicou que a casa foi invadida duas vezes em menos de três meses. “Eu e minha família estamos assustados. Não aguentamos mais!”
De acordo com relatos de moradores, os furtos não param e poucas vezes aparece uma viatura da PM ou da GM.
Joana Ferreira, que vive na região há mais de 15 anos, diz que nunca presenciou algo semelhante. “A gente se sente abandonada. Não vemos policiamento nas ruas e, mesmo quando registramos boletins de ocorrência, parece que nada foi feito. Estamos à mercê dos bandidos.”
Reações da comunidade
A situação tem mobilizado os moradores, que passaram a organizar grupos em aplicativos de mensagens para monitorar movimentações suspeitas no bairro. Também foram realizadas reuniões para discutir estratégias de segurança, como a instalação de câmeras de segurança.
“Nem todos têm condições de pagar por equipamentos de segurança ou por vigilantes. Precisamos de uma resposta do poder público”, afirmou Luiz Alberto, outro morador do bairro.
“Não queremos nos sentir presos em nossas próprias casas. Queremos apenas viver em paz, como era antes” disse outro morador desesperado.