A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) e a Sapienza Università di Roma celebraram um importante acordo internacional para promover cooperação técnica e científica entre as instituições.
O termo do acordo foi assinado pela diretora-presidente da Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima e pela Profa. Daniela Esposito, diretora do Departamento de História, Desenho e Restauro da Faculdade de Arquitetura da universidade italiana.
A parceria foi articulada ao longo de 2024 pelo arquiteto da Pró-Memória, Rodrigo Peronti Santiago e pela Profa. Simone Vizioli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). A coordenação ficará a cargo da diretoria do Arquivo e Museu da Fundação e pelo Prof. Alfonso Ippolito da Sapienza.
O desejo de oficialização da cooperação internacional nasceu ainda em 2022, ocasião em que a Estação Ferroviária de São Carlos, bem edificado tombado em níveis estadual e municipal e sede da FPMSC, foi objeto de escaneamento 3D a laser por pesquisadores da universidade italiana. A ação, coordenada pelo Prof. Alfonso Ippolito, fez parte de um projeto de pesquisa conjunto entre a Sapienza e o IAU-USP, instituição com a qual a Fundação Pró-Memória realizou diversos projetos em parceria nos últimos anos.
Entre as áreas de mútuo interesse da cooperação entre a Pró-Memória e a Universidade de Roma, destacam-se estudos da cidade e das arquiteturas brasileira e italiana; metodologias de intervenção para recuperação de áreas e edifícios históricos; digitalização do patrimônio arquitetônico e recuperação de bens edificados em desuso.
O convênio prevê a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização conjunta de eventos científicos e culturais, assim como o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, o intercâmbio de pesquisadores e a realização de cursos compartilhados.
Desse modo, espera-se que sejam somadas às ações de preservação e difusão do patrimônio cultural são-carlense já promovidas pela Fundação Pró-Memória, a vasta experiência acadêmica e de pesquisa da Sapienza Università di Roma, uma prestigiada instituição de ensino superior fundada em 1303 e considerada a maior da Europa, com mais de 120 mil alunos.
Vale destacar que o primeiro dos produtos deste acordo internacional poderá já ser apreciado pela população e comunidade acadêmica em março de 2025. Trata-se do lançamento da publicação “140 Anos da Estação Ferroviária de São Carlos: História e Arquitetura”, um livro comemorativo sobre a construção do conjunto ferroviário, organizado por Rodrigo Peronti Santiago, Simone Vizioli e Alfonso Ippolito, que contou com a contribuição de autores da Pró-Memória, IAU-USP e Sapienza.
Revisar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode representar um aumento significativo…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (9) que fará uma reunião…
Na quarta-feira (8), o SBT anunciou que Tiago Leifert é o mais novo contratado da…
A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza neste sábado (11), em São Pedro, o Feirão…
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) informa que até o dia 31 de janeiro estarão…
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) fez uma visita institucional…
Este site faz uso de cookies.