Cidade

Fundação Pró-memória de São Carlos e Universidade de Roma oficializam acordo de cooperação internacional

Fundação Pró-memória de São Carlos e Universidade de Roma oficializam acordo de cooperação internacional

A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) e a Sapienza Università di Roma celebraram um importante acordo internacional para promover cooperação técnica e científica entre as instituições.

O termo do acordo foi assinado pela diretora-presidente da Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima e pela Profa. Daniela Esposito, diretora do Departamento de História, Desenho e Restauro da Faculdade de Arquitetura da universidade italiana.

A parceria foi articulada ao longo de 2024 pelo arquiteto da Pró-Memória, Rodrigo Peronti Santiago e pela Profa. Simone Vizioli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). A coordenação ficará a cargo da diretoria do Arquivo e Museu da Fundação e pelo Prof. Alfonso Ippolito da Sapienza.

O desejo de oficialização da cooperação internacional nasceu ainda em 2022, ocasião em que a Estação Ferroviária de São Carlos, bem edificado tombado em níveis estadual e municipal e sede da FPMSC, foi objeto de escaneamento 3D a laser por pesquisadores da universidade italiana. A ação, coordenada pelo Prof. Alfonso Ippolito, fez parte de um projeto de pesquisa conjunto entre a Sapienza e o IAU-USP, instituição com a qual a Fundação Pró-Memória realizou diversos projetos em parceria nos últimos anos.

Entre as áreas de mútuo interesse da cooperação entre a Pró-Memória e a Universidade de Roma, destacam-se estudos da cidade e das arquiteturas brasileira e italiana; metodologias de intervenção para recuperação de áreas e edifícios históricos; digitalização do patrimônio arquitetônico e recuperação de bens edificados em desuso.

O convênio prevê a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização conjunta de eventos científicos e culturais, assim como o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, o intercâmbio de pesquisadores e a realização de cursos compartilhados.

Desse modo, espera-se que sejam somadas às ações de preservação e difusão do patrimônio cultural são-carlense já promovidas pela Fundação Pró-Memória, a vasta experiência acadêmica e de pesquisa da Sapienza Università di Roma, uma prestigiada instituição de ensino superior fundada em 1303 e considerada a maior da Europa, com mais de 120 mil alunos.

Vale destacar que o primeiro dos produtos deste acordo internacional poderá já ser apreciado pela população e comunidade acadêmica em março de 2025. Trata-se do lançamento da publicação “140 Anos da Estação Ferroviária de São Carlos: História e Arquitetura”, um livro comemorativo sobre a construção do conjunto ferroviário, organizado por Rodrigo Peronti Santiago, Simone Vizioli e Alfonso Ippolito, que contou com a contribuição de autores da Pró-Memória, IAU-USP e Sapienza.

Compartilhar
Publicado por

Notícias Recentes

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

Revisar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode representar um aumento significativo…

1 hora atrás

Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (9) que fará uma reunião…

1 hora atrás

SBT anuncia Tiago Leifert como novo narrador da emissora

Na quarta-feira (8), o SBT anunciou que Tiago Leifert é o mais novo contratado da…

2 horas atrás

Eixo SP promove Feirão de Emprego neste sábado, em São Pedro

A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza neste sábado (11), em São Pedro, o Feirão…

2 horas atrás

Matrículas para os cursos da Fesc podem ser feitas até 31 de janeiro

A Fundação Educacional São Carlos (FESC) informa que até o dia 31 de janeiro estarão…

7 horas atrás

Saae procura secretaria de segurança para apoio e parceria

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) fez uma visita institucional…

7 horas atrás

Este site faz uso de cookies.