Na tarde do último domingo, 19 de maio, funcionários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), compareceram na Central de Polícia Judiciária (CPJ), para registrar um boletim de ocorrência, devido às macas das viaturas estarem demorando muito para serem liberadas do Hospital Universitário (HU) de São Carlos.
Os servidores resolveram ir à delegacia e registrar o B.O, pois com a demora da liberação das macas fazem com que o serviço prestado por eles demore um pouco mais, ou seja, a população quando solicitava a urgência teria que aguardar até a maca ser liberada do hospital.
Um enfermeiro, que pediu anonimato, nos disse que foi registrar em boletim de ocorrência para mostrar à população que eles não são culpados pela demora em atender o chamado.
O governo estadual sancionou, em fevereiro de 2023, a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que proíbe a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiro por hospitais públicos e privados.
O projeto que deu origem à Lei 17.620/23 é de autoria dos deputados Coronel Telhada (PP) e Márcio Nakashima (PDT) e foi aprovado pelo Plenário da Alesp em dezembro de 2022.
Por enquanto, o hospital não se manifestou, e o espaço está aberto à instituição.